Apagão cibernético afeta empresas em todo o mundo
Problema teria sido causado por falhas em sistemas Windows da Crowdstrike, fornecedora de cibersegurança; apagão causou atraso de voos, comprometeu comunicação e outros
Apagão cibernético afeta empresas em todo o mundo
BuscarApagão cibernético afeta empresas em todo o mundo
BuscarProblema teria sido causado por falhas em sistemas Windows da Crowdstrike, fornecedora de cibersegurança; apagão causou atraso de voos, comprometeu comunicação e outros
Meio & Mensagem
19 de julho de 2024 - 9h08
Empresas de todo o mundo sofreram com um apagão cibernético na madrugada desta sexta-feira, 19. A interrupção afetou companhias aéreas e de telecomunicação, bancos, varejistas, entre outras.
O problema teria sido causado por falhas nos sistemas Windows da Crowdstrike, empresa fornecedora de cibersegurança. Ao que tudo indica, não houve um ataque hacker, conforme apontou o CEO e fundador da CrowdStrike, George Kurts, em publicação em seu perfil no X.
Por meio de uma mensagem via ligação telefônica, a Crowdstrike informava estar ciente dos relatos de travamentos no Windows relacionados ao sensor Falcon. Em linhas gerais, a ferramenta detecta invasões em sistemas.
O executivo afirmou ainda, que o problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Confira a postagem:
CrowdStrike is actively working with customers impacted by a defect found in a single content update for Windows hosts. Mac and Linux hosts are not impacted. This is not a security incident or cyberattack. The issue has been identified, isolated and a fix has been deployed. We…
— George Kurtz (@George_Kurtz) July 19, 2024
Também segundo a Microsoft, a falha já foi solucionada e serviços como o Microsoft Defender, OneNote, OneDrive e Windows 365 já voltaram com suas operações normalizadas. Apesar disso, é possível que ainda haja problemas residuais.
Até o momento, o apagão deixou rastros em nível global. Empresas como American Airlines, United e Delta tiveram voos afetados nos Estados Unidos, após paralisações e, consequentemente, atrasos, também registrados em aeroportos da Austrália, Índia e Europa.
Transmissões em emissoras australianas, bem como britânicas, foram impactadas pelo apagão. Já a África do Sul, por exemplo, diversos serviços foram afetados em todo o país – como foi o caso do Capitec – e o serviço de emergência 911 ficou fora do ar no Alasca.
Até mesmo bolsas de valores sofreram com o problema em todo o mundo, prejudicando operações de câmbio. No Brasil, usuários relataram problemas para acessar aplicativos de bancos como Bradesco, Neon, Next e Banco Pan.
No X do Brasil, os termos Bradesco, ataque, Microsoft, Nubank e Windows estão entre os Assuntos do Momento, com internautas comentando sobre o caso e cobrando, principalmente os bancos, sobre a retomada do acesso às plataformas.
Compartilhe
Veja também
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro