Caras: mil semanas de fama
Revista de celebridades publica milésima edição com mais de 300 páginas publicitárias
Revista de celebridades publica milésima edição com mais de 300 páginas publicitárias
Bárbara Sacchitiello
14 de janeiro de 2013 - 1h15
Dois quilos e 500 gramas. Esse é o peso da edição 1000 da Revista Caras, e retrata literalmente sua força editorial e, em especial, comercial. Usados como metáfora para explicar a dimensão do patamar alcançado pela revista, os quilogramas descritos pelo diretor superintendente da publicação, Edgardo Martolio, compreendem uma história de duas décadas que alterou o estilo e a concepção do jornalismo de celebridades praticado no País.
Essa experiência foi sintetizada em uma edição especial, que está em circulação, e que demandou mais de três meses de trabalho da equipe comercial e um esforço do próprio superintendente. “Concentrei o trabalho editorial em minhas mãos por uma razão óbvia: era o único da área, ao lado do diretor de arte André Luiz, que havia participado do fechamento de todas as edições de Caras, desde o final de 1993”, relembra Martolio.
O resultado é uma revista com aspecto de livro, com mil páginas – sendo 321 delas preenchidas com anúncios publicitários. O trabalho comercial para o preenchimento dessa edição teve início com 90 dias de antecedência e foi liderado por Arnaldo Rosa, diretor comercial de Caras. O esforço permitiu iniciativas diferenciadas como um anúncio sequencial de dez páginas da Chevrolet e a lombada patrocinada pela P&G.
A grande quantidade de páginas publicitárias é, na opinião do superintendente, o reflexo da relação de proximidade e credibilidade que o mercado construiu com a revista ao longo de todos esses anos. “O mercado é parte viva, real e tangível destas mil semanas de Caras. Sem eles nós seriamos outro produto ou, diretamente, não existiríamos. Ele é nossa base mais sólida, nosso diferencial e é ele quem nos permite ser ousados, ir além de nossas pernas, sempre dando uma resposta positiva”, reconhece Martolio.
A publicidade sempre foi algo que chamou a atenção na Revista Caras, que sempre carregou diversas páginas publicitárias de marcas de diferentes gêneros – sobretudo as mais luxuosas. Projetos que vinculavam à venda das publicações à distribuição de brindes e coleções exclusivas também foram utilizados como estratégia da publicação.
Em sua milésima edição, a revista decidiu relembrar o público de sua fase inicial. O primeiro número de Caras está, na íntegra, dentro dessa edição comemorativa, para relembrar as matérias, fotos e assuntos da época. Além disso, as capas da publicação também ganharam uma galeria especial, inserida na volumosa edição.
Celebridades no samba
Em 2013, a revista investirá em um terreno praticamente inédito para os veículos de mídia do País. A revista patrocinará o enredo da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro, que levará o universo da fama e das celebridades à Marquês de Sapucaí. No desfile, a revista será representada por um carro alegórico de uma ilha de celebridades – uma alusão á famosa Ilha de Caras, destino sempre presente nas páginas da revista, frequentado por celebridades nacionais e internacionais.
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