Cenp-Meios divulga compra de mídia por estado
Veiculações nacionais respondem por 62,4% do investimento e regionais mais fortes são São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul, Bahia e Paraná
O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) introduz uma novidade nas divulgações de investimento em mídia feito via as agências que reportam valores ao Cenp-Meios. Pela primeira vez, o levantamento está informando os montantes por estado do País.
No consolidado de 2019, que levou em conta dados de 226 agências de todo o País, as veiculações nacionais (que consideram as praças de abrangência de cada veículo e, necessariamente, mais de um estado) respondem por 62,4% do investimento total deste grupo monitorado, que foi de R$ 17,5 bilhões. Os estados mais fortes em veiculações regionais foram São Paulo (15,2%), Rio de Janeiro (5,7%), Minas Gerais (2,5%), Rio Grande do Sul (2,1%), Bahia (1,9%) e Paraná (1,8%). Veja a lista completa na tabela abaixo.
O consolidado de 2019 mostra um importante aumento na base de agências que remetem informações ao levantamento, de 78 para 226 empresas. Entretanto, como as maiores agências de publicidade do País já faziam parte da base de dados, a adesão de 148 médias e pequenas empresa alterou pouco o montante movimentado com compra de mídia. Houve alta de 6%, totalizando R$ 17,5 bilhões. Entretanto, esse valor não representa o total do bolo publicitário brasileiro, pois inclui a movimentação financeira destinada à veiculação de publicidade que passa pelas 226 agências certificadas pelo Cenp e participantes do projeto.