Cofundador da OpenAI apresenta sua própria empresa de tecnologia
Ilya Sutskever inaugura a Safe Superintelligence, que quer criar máquinas tão inteligentes quanto humanos de forma segura
Cofundador da OpenAI apresenta sua própria empresa de tecnologia
BuscarCofundador da OpenAI apresenta sua própria empresa de tecnologia
BuscarIlya Sutskever inaugura a Safe Superintelligence, que quer criar máquinas tão inteligentes quanto humanos de forma segura
Meio & Mensagem
20 de junho de 2024 - 13h58
Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI, acaba de lançar sua própria startup de inteligência artificial, informa a Bloomberg.
Batizada de Safe Superintelligence (Superinteligencia Segura, na tradução livre), a nova empresa visa criar máquinas mais inteligentes que os seres humanos, mas de maneira segura.
Sutskever participou da fundação da OpenAI em 2015 ao lado de Sam Altman, atual CEO, Greg Brockman, Elon Musk, e outros. O executivo deixou a companhia em maio e, à época, adiantou que daria início a um novo projeto, conforme indica o veículo.
Já segundo a CNBC, a Safe Superintelligence tem entre os fundadores Daniel Gross, que liderou projetos de IA para a Apple, e Daniel Levy, que também trabalhou na OpenAI. Ainda não há informações sobre financiamento da empresa e valor arrecadado.
Além disso, o cofundador foi um dos apoiadores da saída de Altman do cargo de liderança em novembro do ano passado. A dona do ChatGPT demitiu o CEO, alegando falta de confiança por parte do conselho, após um processo de “revisão deliberativa”. Mira Murati, chief technology officer da OpenAI, substituiu Altman até sua volta, dias depois.
Dentro da OpenAI, o Sutskever auxiliou na formação de uma equipe de “superalinhamento” de IA. A iniciativa, segundo o The New York Times, visava garantir que tecnologias do tipo não causassem danos à humanidade.
Outro cofundador que deixou a OpenAI para fundar seu próprio negócio foi Elon Musk. Ainda que não estivesse mais ativamente na OpenAI desde sua criação, o bilionário fundou a xAI. No mês passado, a empresa captou US$ 6 bilhões em uma rodada de série B.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King