EUA: redes abertas caem, all-news crescem
The State of Media 2013, do Pew Research Center, revela que telejornais locais perderam cerca de 6,5% de audiência no país
The State of Media 2013, do Pew Research Center, revela que telejornais locais perderam cerca de 6,5% de audiência no país
Meio & Mensagem
19 de abril de 2013 - 1h33
Décima edição da pesquisa do Pew Research Center sobre a situação do jornalismo nos Estados Unidos, The State of Media 2013 reforça a queda da reportagem e o crescimento de modalidades informativas como agências institucionais, cobertura de trânsito e informações climáticas. Publicada nessa segunda 18, o estudo ouviu, entre janeiro e fevereiro deste ano, cerca de 2 mil pessoas e analisou 711 horas de canais all-news, 134 horas de telejornalismo de emissoras em rede aberta e mais de 15 horas de noticiário local.
Os resultados, que são comparados com anos anteriores, revelaram que os telejornais locais perderam em média 6,5% de audiência em relação ao ano anterior. A TV paga registrou, por outro lado, um leve aumento em 2012 no total de audiência (+ 1%) e no horário nobre (3%). A MSNBC foi o único canal all-news que de fato cresceu no ano passado, cerca de 6%, enquanto CNN perdeu 4% da audiência e Fox News, 0,16%.
A circulação diária dos jornais manteve a queda gradual que acontece desde 2009, após anos ladeira abaixo – os exemplares de domingo, no entanto, têm subido. Hoje, as edições regulares têm em média 44,3 milhões de circulação diária e a marca inicial, em 2002, era de 55,2 milhões. As edições de domingo tinham 58,5 milhões há dez anos, e hoje chegam a 48,8 milhões.
A pesquisa ainda revela que foram investidos US$ 2,6 bilhões em propaganda em dispositivos móveis, um crescimento de 80% em relação a 2011. Cerca de 32% dos donos de jornais disseram estar dispostos a adotar o Paywall em seus sistemas de assinatura eletrônica.
Entre os números diversos do setor, especialmente o encolhimento do mercado, 60% dos americanos consultados disseram ter ouvido muito pouco ou até nada sobre o percalço financeiro que atravessa a mídia. Cerca de 30% dos respondentes disseram que não têm procurado mais por noticiário na TV por não acreditarem que o telejornalismo forneça as informações mais relevantes.
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