Mídia

Fantástico completa 50 anos com responsabilidade de manter relevância

Bruno Bernardes, diretor da revista eletrônica da Globo, avalia a evolução do programa ao longo dos anos e como a atração tenta acompanhar as transformações da sociedade

i 4 de agosto de 2023 - 6h00

Maju Coutinho e Poliana Abritta são as apresentadoras do Fantástico (Crédito: Globo/Estevam Avellar)

O Fantástico, atração dominical da Globo, completa 50 anos no ar neste dia 4. Desde agosto de 1973, a revista eletrônica busca apresentar uma combinação entre matérias aprofundadas a respeito de temas relevantes que permeiam a sociedade com pautas sobre  tecnologia, esportes e entretenimento.

Conhecido como o “Show da Vida” (marca que, inclusive, batiza seu perfil nas redes sociais), o programa também se consagrou por ser um de território de estreias. Ao longo desses anos, enquanto diversos artistas aproveitam o horário nobre de domingo para estrearem singles e clipes, as marcas também apostaram no intervalo da atração para apresentarem campanhas publicitárias ao público.

Em entrevista, o diretor do Fantástico, Bruno Bernardes, avalia a evolução da atração, com a combinação de entretenimento e jornalismo ao longo dos anos, e explica como o programa encara o desafio de tentar acompanhar as transformações da sociedade. Veja:

O desafio da relevância

“O Fantástico foi criado com base em um tripé que tem jornalismo, entretenimento e esporte. Desse modo, esses assuntos não podem faltar. Também temos uma linha muito forte no jornalismo investigativo. Além disso, procuramos trazer cultura  e música. Por isso, a missão número um do Fantástico é fazer com que esse mix tenha relevância. No entanto, manter a relevância é um desafio porque, quando o Fantástico foi criado, há 50 anos, não existia rede social. Éramos o canal por meio do qual o público conhecia as novidades. Hoje em dia, o mundo mudou: há uma multiplicidade de fontes de informação, mas conseguimos manter a relevância pela tradição do programa. Gerações se formaram com o hábito de assistir ao Fantástico. Com isso em mente, buscamos novidades e um jeito diferente de trazer os assuntos. Sabemos que há a concorrência de todas as redes sociais, internet e da própria TV (aberta e por assinatura), mas também sabemos que o nosso diferencial no domingo é trazer aquele assunto que a pessoa viu durante a semana, de forma mais aprofundada, com recorte diferente e ângulos diferentes.”

A revista eletrônica na era multimídia

“É natural que as pessoas usem os recursos que têm à disposição. Mas, ao mesmo tempo, o Fantástico tem essa posição consolidada de ser um programa de domingo à noite, em que as pessoas estão reunidas na sala.
Sabemos que isso tem uma força muito grande e as marcas sabem. Apesar dessa multiplicidade toda de fontes, os assuntos levantados pelo Fantástico estão sempre nos trending topics. Existe uma experiência em assistir junto e comentar junto, usando as redes sociais. Contamos com isso para trazer algo como ‘isso você vai só vai ver no Fantástico’ ou é ‘importante que você veja no domingo’. Procuramos tornar nossa pauta o mais quente possível e mais afinada e sintonizada com os assuntos do momento. Tudo isso as marcas enxergam e, por isso, e apostam no Fantástico para lançar suas campanhas.”

O conteúdo na construção do Fantástico

“Desde as origens, o Fantástico sempre esteve muito interessado nos avanços da tecnologia e da sociedade. Mergulhamos muito cedo no digital; há 20 anos já tínhamos uma apresentadora virtual, fomos um dos primeiros programas a mergulhar na internet e a pautar as discussões sobre inteligência artificial. Estamos sempre dialogando com a montagem da pauta e tem coisas que nossos produtores e repórteres trazem com exclusividade. Temos também um olhar para agenda cultural. Também vamos renovando os nossos formatos. Sobre a construção da pauta, ela começa sempre na terça-feira e já é outra na quarta-feira. Depois, muda na quinta e na sexta e vai mudando até domingo. ”

Fantástico faz 50: Passado e presente se unem

“O jornalismo vai continuar em constante transformação, acompanhando as mudanças da sociedade. Jornalismo, na essência, é isso. Vamos sempre nos transformar e incorporar os recursos e as formas para narrar as histórias que estão chegando. Temos uma vontade inata de acompanhar boas histórias. Enquanto houver histórias cativantes e necessárias e enquanto soubermos contá-las, acredito que o jornalismo não vai perder espaço, ele vai sempre ser uma necessidade da sociedade. ”

Programação especial de aniversário

“Para comemorar o aniversário do Fantástico, a partir deste domingo, 6, vamos exibir cinco minidocumentários que vão cobrir a história do programa. Também vamos contar com os recursos de inteligência artificial no episódio 1, para ajudar a reconstituir momentos dos primeiros seis meses do programa, que foram perdidos no incêndio de 1976 (da TV Globo). Usamos esse recurso tentar reconstituir o conteúdo daqueles programas que se perderam.”