Feira de games reúne mercado global em SP
Brasil Game Show começa nesta quinta-feira, 8, e espera receber 300 mil visitantes, no Expo Center Norte
Brasil Game Show começa nesta quinta-feira, 8, e espera receber 300 mil visitantes, no Expo Center Norte
Meio & Mensagem
8 de outubro de 2015 - 11h49
Uma indústria capaz de movimentar U$$ 90 bilhões por ano é muito mais que uma simples brincadeira.
A cifra sobre o mercado de games no mundo é uma estimativa da holandesa Newzoo, especializada em pesquisas no segmento, para este ano. A empresa também prevê que só o Brasil movimente U$$ 1,5 bilhão até dezembro e aponta crescimento de 12% até 2018.
A dimensão desse mercado fica mais sensível na edição da Brasil Game Show (BGS), que começa nesta quinta-feira, 8, em São Paulo e vai até o dia 12. São esperadas 300 mil pessoas, entre apaixonados por games, empresários e centenas de expositores — público 20% maior do que em 2015.
No evento cresceu o espaço para expositores do segmento de PCs, bem como o Brasil Game Cup, campeonato que reúne equipes profissionais para batalhas de games em computadores, com premiação de R$ 60 mil. “Traz o público jogador para dentro da feira, mas o mercado de consoles continua forte”, conta Marcelo Tavares, fundador e CEO da Brasil Game Show.
Marcas e mídia
No Brasil há cerca de 30 milhões de gamers (16,5% da população brasileira). Para conquistar ainda mais essa comunidade, a Ubisoft lançará um e-commerce. O investimento em licenciados será uma das apostas da empresa, que comercializará itens como o figurino e até um perfume de Assassin’s Creed. O principal jogo da companhia soma mais de 90 milhões de cópias vendidas, tem uma série de livros e em 2016 chegará aos cinemas, com orçamento de U$$ 100 milhões. A companhia francesa pretende ainda criar um parque temático na Malásia, em 2020.
A Microsoft ainda tem uma movimentação incipiente nesse segmento, mas também planeja ampliar a linha de licenciados, que atualmente conta com artigos de Mattel e Tilibra. A experiência de product placement no Xbox se dá na criação de avatares, que podem ser customizados com itens de marcas como Nike e Adidas.
A BGS também terá um stand destinado à comercialização de mais de 60 produtos. O espaço dobrou em relação ao ano passado e nele também será distribuída, pela primeira vez, a revista oficial do evento, publicada pela Editora Europa, com informações sobre a feira e o setor. A BGS conta com o patrocínio de Playstation, YouTube, Xbox e Saraiva, além do apoio de mais de 70 empresas de diversos segmentos.
Futuro hoje
O mercado que favorece a grandes multinacionais também traz frutos a companhias menores, como a brasileira Smyowl, que cria jogos para dispositivos móveis. A mais recente novidade é o game Neymar Jr Quest, criado em conjunto com o estúdio Skillab, a Mauricio de Sousa Produções e a NR Sports (que administra a carreira do atleta). O estúdio já publicou 13 jogos — um game de futebol de botão, entre eles, já recebeu patrocínio de Intel, Fiat e Microsoft.
Compartilhe
Veja também
Netflix dará prêmio de R$ 1 milhão em desafio de Round 6 em São Paulo
No próximo sábado, 14, plataforma de streaming promove o Round 6K, com provas e desafios no Parque Villa-Lobos, em São Paulo
Maioria dos consumidores rejeita publicidade no streaming, diz pesquisa
Estudo realizado pela Hibou aponta, ainda, que 64% do público admite já ter deixado de assinar algum serviço de conteúdo