Grupo Severiano Ribeiro celebra 100 anos de cinema
Grupo Kinoplex relembra história da família fundadora e planeja expansão no novo marco
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Thaís Monteiro
12 de julho de 2017 - 13h46
O meio cinema vive desafios constantes. A ascensão dos serviços de streamming, por exemplo, foi um dos fatores a estimular as salas a criarem novas experiências. Entre as empresas que estão sempre se reinventando está o Grupo Kinoplex, que faz 100 anos na sexta-feira, 14, apontando para o futuro e celebrando sua tradição.
Fundado em 1917 por Luiz Severiano Ribeiro, em Fortaleza, no Ceará, a primeira sala se chamava Cine-Theatro Majestic Palace. Em 1925, o empresário se mudou para o Rio de Janeiro e investiu em salas no estado. Hoje, é o estado com maior concentração de unidades do Kinoplex no País. “O fato de ter sido fundado primeiro no Nordeste foi um marco que manteve o grupo forte quando enfrentou a TV, o videocassete, o DVD. Poucas empresas são tão duradouras mantendo uma tradição familiar”, avalia Humberto Neiva, coordenador do curso de cinema da Faap.
O grupo participou também de diversos marcos cinematográficos do Brasil, como a criação da Cinelândia, no Rio de Janeiro, do Sindicato Cinematográfico dos Exibidores, em 1933, e a fundação do Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, vinculado ao Cine Odeon em 2015 que é palco de diversas mostras e festivais culturais. “O nome Severiano Ribeiro contribuiu de forma significativa para a democratização do cinema no país, além de ter sido elo importante no fomento e divulgação da atividade cinematográfica nacional”, endossa Débora Ivanov, diretora-presidente da Ancine.
“O segredo foi a família permanecer unida. Se não fosse unida já ia ter tido uma briga de família e a empresa já não ia existir mais. Segundo determinação. Antigamente nos produzíamos filmes, exibíamos filmes. Agora a gente focou só em exibição, para não fazer várias coisas ao mesmo tempo e não fazer bem feito”, diz Luiz Severiano Ribeiro Neto, atual presidente do grupo.
Em 2002 o grupo adotou a marca Kinoplex, como maneira de se modernizar, e hoje tem uma rede de 41 cinemas e 260 salas em 19 municípios e aposta na experiência de consumo como grande diferencial. “Hoje, os filmes estão em todos os lugares, então nós investimos cada vez mais para que o nosso cliente tenha a informação mais clara e rápida possível, tenha várias maneiras de comprar seus ingressos e veja numa sala premium”, relata Patricia Cotta, gerente nacional de marketing do grupo.
Ivan Martinho, diretor geral da Flix Media, que atende o Grupo na venda de publicidade há pouco mais de quatro anos, conta que esse espírito da empresa é uma qualidade notável: “a rede Kinoplex foi a mais fácil de ser trabalhada na transição dos cinemas para o digital por eles sempre estarem nessa posição vandaguardista de querer aprimorar o serviços, ainda mais sendo uma empresa nacional”.
Para a executiva, sua origem e capital 100% brasileiros são uma vantagem para os negócios. Diferentemente das concorrentes multinacionais, como Cinemark e Cinépolis, a rede está a 100 anos estudando o brasileiro e faz pesquisas semanais para adequar a programação para as diversas regiões do País. “O cinema do Brasil não é igual ao de outros lugares, não é só você chegar e começar a exibir filmes. Nós somos um cinema feito por brasileiros e para brasileiros”, diz. Patricia revela que a empresa estuda investir em novos formatos de conteúdo e se prepara para inaugurar duas novas unidades: a primeira no Maranhão, em setembro, e uma nova em São Paulo, em 2018.
Foi desenvolvido um plano de comunicação para comemorar o centenário, incluindo eventos e promoções. Além disso, integrantes da família Severiano Ribeiro que estudam ou se formaram nas áreas de cinema e comunicação se reuniram para produzir o filme Cinema é a Maior Diversão: A História do Grupo Severiano Ribeiro, que conta a saga da família e os principais valores da marca. Também fizeram um spot de 30 segundos, com as crianças da família brincando como se estivessem criando a nova marca da empresa. “Queremos mostrar que somos jovens, sempre nos renovando, e desde sempre apaixonados pelo cinema”, explica Patricia. Para completar, o historiador Levi Jucá lança o livro Um Século de Magia, sobre o caminho da família até a abertura do primeiro cinema em 1917. Mas a grande festa da empresa aconteceu na unidade Kinoplex RioSul, em que o Grupo exibiu quatro filmes que ainda não estão em cartaz no País e, em primeira mão, o filme da empresa.
“A gente já passou por tudo isso e vamos continuar, porque as pessoas têm a necessidade de sair de casa. Quando você tem uma experiência que a gente chama de ‘magia e emoção’, uma tela gigante, um som digital, você vai sair de casa para ir ao cinema”, argumenta o presidente.
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