Assinar

Grupo Severiano Ribeiro celebra 100 anos de cinema

Buscar

Grupo Severiano Ribeiro celebra 100 anos de cinema

Buscar
Publicidade
Mídia

Grupo Severiano Ribeiro celebra 100 anos de cinema

Grupo Kinoplex relembra história da família fundadora e planeja expansão no novo marco


12 de julho de 2017 - 13h46

Primeiro cinema do grupo, o Cine-Theatro Majestic Palace, foi inaugurado em 14 de julho de 1917 (Crédito: Reprodução)

O meio cinema vive desafios constantes. A ascensão dos serviços de streamming, por exemplo, foi um dos fatores a estimular as salas a criarem novas experiências. Entre as empresas que estão sempre se reinventando está o Grupo Kinoplex, que faz 100 anos na sexta-feira, 14, apontando para o futuro e celebrando sua tradição.

Fundado em 1917 por Luiz Severiano Ribeiro, em Fortaleza, no Ceará, a primeira sala se chamava Cine-Theatro Majestic Palace. Em 1925, o empresário se mudou para o Rio de Janeiro e investiu em salas no estado. Hoje, é o estado com maior concentração de unidades do Kinoplex no País. “O fato de ter sido fundado primeiro no Nordeste foi um marco que manteve o grupo forte quando enfrentou a TV, o videocassete, o DVD. Poucas empresas são tão duradouras mantendo uma tradição familiar”, avalia Humberto Neiva, coordenador do curso de cinema da Faap.

O grupo participou também de diversos marcos cinematográficos do Brasil, como a criação da Cinelândia, no Rio de Janeiro, do Sindicato Cinematográfico dos Exibidores, em 1933, e a fundação do Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, vinculado ao Cine Odeon em 2015 que é palco de diversas mostras e festivais culturais. “O nome Severiano Ribeiro contribuiu de forma significativa para a democratização do cinema no país, além de ter sido elo importante no fomento e divulgação da atividade cinematográfica nacional”, endossa Débora Ivanov, diretora-presidente da Ancine.

“O segredo foi a família permanecer unida. Se não fosse unida já ia ter tido uma briga de família e a empresa já não ia existir mais. Segundo determinação. Antigamente nos produzíamos filmes, exibíamos filmes. Agora a gente focou só em exibição, para não fazer várias coisas ao mesmo tempo e não fazer bem feito”, diz Luiz Severiano Ribeiro Neto, atual presidente do grupo.

Em 2002 o grupo adotou a marca Kinoplex, como maneira de se modernizar, e hoje tem uma rede de 41 cinemas e 260 salas em 19 municípios e aposta na experiência de consumo como grande diferencial. “Hoje, os filmes estão em todos os lugares, então nós investimos cada vez mais para que o nosso cliente tenha a informação mais clara e rápida possível, tenha várias maneiras de comprar seus ingressos e veja numa sala premium”, relata Patricia Cotta, gerente nacional de marketing do grupo.

Ivan Martinho, diretor geral da Flix Media, que atende o Grupo na venda de publicidade há pouco mais de quatro anos, conta que esse espírito da empresa é uma qualidade notável: “a rede Kinoplex foi a mais fácil de ser trabalhada na transição dos cinemas para o digital por eles sempre estarem nessa posição vandaguardista de querer aprimorar o serviços, ainda mais sendo uma empresa nacional”.

Três gerações da família Severiano Ribeiro (Crédito: Divulgação)

Para a executiva, sua origem e capital 100% brasileiros são uma vantagem para os negócios. Diferentemente das concorrentes multinacionais, como Cinemark e Cinépolis, a rede está a 100 anos estudando o brasileiro e faz pesquisas semanais para adequar a programação para as diversas regiões do País. “O cinema do Brasil não é igual ao de outros lugares, não é só você chegar e começar a exibir filmes. Nós somos um cinema feito por brasileiros e para brasileiros”, diz. Patricia revela que a empresa estuda investir em novos formatos de conteúdo e se prepara para inaugurar duas novas unidades: a primeira no Maranhão, em setembro, e uma nova em São Paulo, em 2018.

Foi desenvolvido um plano de comunicação para comemorar o centenário, incluindo eventos e promoções. Além disso, integrantes da família Severiano Ribeiro que estudam ou se formaram nas áreas de cinema e comunicação se reuniram para produzir o filme Cinema é a Maior Diversão: A História do Grupo Severiano Ribeiro, que conta a saga da família e os principais valores da marca. Também fizeram um spot de 30 segundos, com as crianças da família brincando como se estivessem criando a nova marca da empresa. “Queremos mostrar que somos jovens, sempre nos renovando, e desde sempre apaixonados pelo cinema”, explica Patricia. Para completar, o historiador Levi Jucá lança o livro Um Século de Magia, sobre o caminho da família até a abertura do primeiro cinema em 1917. Mas a grande festa da empresa aconteceu na unidade Kinoplex RioSul, em que o Grupo exibiu quatro filmes que ainda não estão em cartaz no País e, em primeira mão, o filme da empresa.

A gente já passou por tudo isso e vamos continuar, porque as pessoas têm a necessidade de sair de casa. Quando você tem uma experiência que a gente chama de ‘magia e emoção’, uma tela gigante, um som digital, você vai sair de casa para ir ao cinema”, argumenta o presidente.

Publicidade

Compartilhe

Veja também