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Meta AI poderá permitir a criação de chatbots personalizados

Meta AI possibilitará publicidade altamente segmentada com destaque para a integração com as redes sociais da companhia para que anunciantes tenham acesso a insights sobre os usuários


19 de maio de 2025 - 11h40

Com informações do Ad Age

Por meio de seu novo aplicativo de inteligência artificial, a Meta está construindo um ambiente propício para que os anunciantes implantem publicidade altamente segmentada por meio de chatbots personalizados.

Isso acontece a partir do acesso a uma grande quantidade de informações sobre os consumidores — insights sobre o conteúdo favorito dos usuários nas mídias sociais e os produtos que estão mais propícios a adquirir.

meta ai

Meta AI permeia todos os aplicativos da Meta, desde o Instagram até o Whatsapp (Crédito: El editorial/Shutterstock)

O Meta AI, lançado no mês passado, conecta-se às contas dos usuários nas plataformas sociais da Meta, incluindo Instagram e Facebook, para entender melhor o que os motiva e, assim, oferecer uma experiência personalizada com o chatbot. O aplicativo também conta com um feed social chamado Discover para compartilhar conteúdo gerado por IA, o que pode abrir caminho para formatos de anúncios familiares, como marketing de influência, para os anunciantes, conforme apontam especialistas ao Ad Age.

Embora o app ainda não exiba anúncios, a big tech seguiu um roteiro semelhante ao de experiências anteriores, com Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads: quando atingem massa crítica, aí, então, há espaço para os anunciantes.

Paralelamente, os concorrentes da Meta também veem os benefícios de usar a atividade de redes sociais para coletar insights do consumidor e impulsionar produtos personalizados, incluindo aqueles com benefícios potenciais para as marcas.

A OpenAI, por exemplo, está considerando construir uma rede social, de acordo com o The Verge. Além disso, recentemente, a empresa permitiu que o ChatGPT Search referenciasse o histórico de bate-papo de um usuário para fornecer resultados mais relevantes. No início deste ano, a startup de IA de Elon Musk, xAI, adquiriu o X, antigo Twitter, incorporando formalmente o acervo de informações de clientes da X ao ecossistema de dados de treinamento de IA. A plataforma de IA de Musk também introduziu um recurso no chatbot Grok, que permite acessar o histórico de bate-papo de um usuário.

A Meta, no entanto, tem uma vantagem significativa no acesso a informações detalhadas sobre os consumidores graças ao seu império de plataformas, e pode oferecer uma oportunidade de publicidade mais direcionada, de acordo com líderes de marketing e tecnologia ao Ad Age.

O aplicativo surge em um momento em que a gigante de Mark Zuckerberg busca competir com o ChatGPT como líder no campo da IA ​​voltada para o consumidor. Quase um bilhão de usuários mensais interagem com a tecnologia de IA da Meta, afirmou o fundador em uma recente teleconferência de resultados. Eles interagem principalmente com o assistente de IA por meio da família de aplicativos da Meta.

A Meta ainda não revelou exatamente como abrirá o Meta AI para anunciantes. Apesar disso, Zuckberberg chegou a mencionar que “haverá uma grande oportunidade de mostrar recomendações de produtos ou anúncios”.

“Como fazemos com a maioria dos novos produtos, estamos focados em criar a melhor experiência Meta AI para as pessoas primeiro — incluindo respostas mais personalizadas e relevantes — e a monetização vem depois, o que faremos de acordo com as leis e regulamentações locais”, disse um porta-voz da Meta ao Ad Age.

Existem algumas preocupações com a privacidade em torno da proliferação da IA ​​e sua capacidade de absorver dados do consumidor. Por exemplo, no mês passado, houve uma reação negativa contra o Meta, com pessoas reclamando nas redes sociais de que seus direitos digitais estavam sendo violados por não conseguirem desativar o Meta AI no WhatsApp. A Meta, então, lançou uma atualização para que os usuários pudessem desativar o assistente.

Tradução por Giovana Oréfice

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