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Mubi celebra os 35 anos de Twin Peaks

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Mubi celebra os 35 anos de Twin Peaks

Plataforma de streaming aproveita marco para estrear série integralmente e comemora com eventos temáticos no País

e Sérgio Damasceno
26 de junho de 2025 - 6h03

Mubi celebra os 35 anos de Twin Peaks e, para detalhar os eventos associados, a gerente sênior de marketing da Mubi, Nathalia Montecristo, fala sobre os detalhes (Crédito: Divulgação)

Mubi celebra os 35 anos de Twin Peaks e, para detalhar os eventos associados, a gerente sênior de marketing da Mubi, Nathalia Montecristo, fala sobre os detalhes (Crédito: Divulgação)

A grande pergunta novelística que ainda paira na mente das pessoas, “quem matou Odete Roitman?”, de Vale Tudo, tem sua equivalente em Twin Peaks, série de sucesso dos anos 1990, com a questão “quem matou Laura Palmer?”, a adolescente assassinada que foi mote para toda a série dirigida por David Lynch que, originalmente, teve duas temporadas.

A primeira foi ao ar em 1990, nos EUA, com apenas oito episódios e a segunda, com 22 episódios, algo impensável atualmente, saiu no ano seguinte.

A temporada 3 chegou apenas em 2017, 26 anos depois da segunda, e teve 18 episódios, exibidos pela Netflix.

Twin Peaks foi exibida no Brasil pela primeira vez em 1991 pela Globo, aos domingos, depois do Fantástico.

Contudo, a emissora fez cortes nos episódios e exibiu um final diferente do original, o que desagradou os fãs.

Em 1993 e 1994, a Record exibiu as duas temporadas iniciais série na íntegra, sem cortes, e as reprisou em 1995.

Por fim, depois, Twin Peaks voltaria ao ar pelo canal Viva (atual Globoplay Novelas) em 2012.

Mubi homenageia 35 anos de Twin Peaks

Este mês, a plataforma de streaming Mubi, que também é produtora e distribuidora e filmes e apresenta filmes de cineastas emergentes e consagrados, que estão disponíveis exclusivamente no seu acervo, homenageia os 35 anos da série Twin Peaks.

Assim, para começar essa iniciativa, estreou a plataforma Twin Peaks: A Limited Events Series.

As produções de David Lynch estão disponíveis no Mubi integralmente, ou seja, as três temporadas.

Além da plataforma especial, o streaming preparou uma série de ações e ativações especiais em São Paulo.

Entre essas ativações, o mural de grafite especial em Pinheiros e parceria com a Fatz Delícias, que envolve cardápio especial exclusivo e temático.

Também fez parceria com o Deli Market para oferecer a The dinner experience, aberta ao público até 7 de julho.

Mubi detalha eventos de Twin Peaks

Para detalhar os eventos, a gerente sênior de marketing da Mubi, Nathalia Montecristo, concedeu a seguinte entrevista a Meio & Mensagem.

Meio & Mensagem – Quais são as principais motivações por trás da decisão da Mubi de lançar Twin Peaks na plataforma neste momento?

Nathalia Montecristo – O lançamento de Twin Peaks na Mubi marca um momento emblemático em nossa missão contínua de destacar obras visionárias que transformaram a linguagem do cinema e da televisão.

A estreia celebra os 35 anos dessa série visionária e representa homenagem a um marco cultural que influenciou profundamente a estrutura narrativa, a estética visual e os limites entre cinema e TV.

Na Mubi, buscamos curar um cinema autoral e ousado e Twin Peaks, com a visão singular de David Lynch, se encaixa naturalmente em nossa proposta e comunidade de apaixonados por cinema e cultura.

Esse lançamento reafirma nosso compromisso de oferecer obras atemporais que continuam moldando a arte de contar histórias.

Nostalgia como porta de entrada

M&M – Como a Mubi avalia o apelo nostálgico que o revival de certas séries desperta no público e como isso influenciou a abordagem com Twin Peaks?

Nathalia – A Mubi não encara a nostalgia como tendência passageira, mas como porta de entrada para revisitarmos obras que deixaram marca duradoura no cinema e na cultura.

Assim, o apelo de Twin Peaks vai muito além do sentimentalismo.

É uma série, portanto, que segue ressoando por sua narrativa ousada, inovação visual e impacto cultural.

Assim como nos filmes que curamos, a decisão de trazer Twin Peaks para a plataforma se deve à sua relevância artística contínua e à oportunidade de apresentá-la tanto a fãs de longa data quanto a novas audiências.

M&M – Quais elementos específicos do culto em torno de Twin Peaks e de seu impacto cultural tornaram a série uma adição atraente ao catálogo da Mubi?

Nathalia – A influência duradoura de Twin Peaks no cinema, moda, música e cultura pop a torna uma escolha natural para a Mubi.

Sua narrativa ousada, atmosfera surreal e abordagem que desafiam gêneros, inspiraram gerações de cineastas e artistas, diluindo as fronteiras entre televisão e cinema autoral.

O culto em torno da série reflete exatamente o tipo de audiência apaixonada e culturalmente engajada que buscamos alcançar e sua presença em nosso catálogo reafirma nosso compromisso de destacar obras que continuam moldando a forma como vivenciamos a narrativa visual.

Campanha de Twin Peaks

M&M – Qual é o processo criativo da campanha de lançamento de Twin Peaks?

Nathalia – Essa campanha não é apenas para promover Twin Peaks na Mubi, mas para evocar a série de forma sensorial e emocional.

Da experiência na tela grande à imersão no icônico red room, passando pelo ritual lúdico de um Damn Fine Cup of Coffee & Cherry Pie, cada elemento foi cuidadosamente concebido para transportar o universo simbólico e estético da série para os espaços urbanos e digitais.

O objetivo, de fato, foi ressignificar o ato de assistir, tornando-o uma vivência imersiva e coletiva, em sintonia com o compromisso da Mubi de oferecer experiências cinematográficas que vão além da tela.

Portanto, a campanha equilibra curadoria, cultura e desejo.

M&M – A Mubi contou com agências externas ou parceiros criativos para essa campanha ou foi desenvolvimento interno?

Nathalia – A campanha foi desenvolvida internamente pelas equipes globais e locais de marketing da Mubi, em estreita colaboração com nosso time criativo.

Decisões criativas

M&M – Quais foram as principais decisões criativas e considerações estratégicas que moldaram a abordagem final da campanha?

Nathalia – Nosso principal objetivo criativo e estratégico foi homenagear o legado de Twin Peaks por meio de campanha com forte ressonância cultural, capaz de criar conexão emocional profunda tanto com fãs de longa data quanto com novas audiências.

Tudo isso sempre em sintonia com a visão curatorial única da Mubi e sua abordagem de programação.

Queríamos construir algo que parecesse um universo real e inspirado diretamente nos elementos icônicos da série, como The DineRR Experience, parceria gastronômica com o Deli Market, que trouxe o famoso ritual de Damn Fine Coffee & Cherry Pie para o mundo físico.

Também desenvolvemos um mural artístico de estética surrealista que evoca o universo visual da série, em colaboração com o artista urbano brasileiro Pina, adaptando criação original do artista chileno Francisco Uzabeaga.

Versões replicadas na AL

Versões dessa obra, ainda, serão replicadas em toda a América Latina, com murais no Chile, Argentina, Colômbia e México, uma homenagem aos criadores visionários Mark Frost e David Lynch.

Essa homenagem se tornou ainda mais significativa após o recente falecimento de David Lynch e a campanha contou com a consideração e aprovação cuidadosa de seu espólio.

A campanha foi inaugurada com sessão especial no Cine Marquise, transformado por uma noite na icônica red room, onde foram servidos coquetéis temáticos de espresso Martini, referência direta ao amor do agente Dale Cooper por café, proporcionando aos convidados experiência verdadeiramente imersiva.

Estrategicamente, de fato, estabelecemos parcerias com influenciadores e vozes culturais que têm conexão genuína com o cinema, a televisão e outras comunidades criativas.

Isso inclui moda e astrologia, o que cria ponte entre o legado de Twin Peaks e o estilo de vida e a cultura contemporâneos.

M&M – Qual é a importância de criar experiência de exibição diferenciada para os consumidores de streaming e como essa filosofia se aplica à apresentação de Twin Peaks pela Mubi?

Nathalia – Criar experiência distinta não é apenas fator de destaque, é o cerne do que fazemos.

Assim, a Mubi existe para oferecer mais do que acesso a filmes; entregamos curadoria, contexto e conexão cultural.

Isso se reflete, de fato, na forma como apresentamos conteúdo e como os impulsionamos além da tela, construindo pontes entre o streaming e experiências culturais concretas.

Experiência da Mubi

M&M – Quais elementos específicos de experiência a Mubi priorizou para diferenciar esse lançamento em relação a outras plataformas de streaming?

Nathalia – Nosso objetivo era posicionar o lançamento de Twin Peaks não apenas como estreia em streaming, mas como verdadeiro evento cultural.

Priorizamos, dessa forma, abordagem narrativa e visual que refletisse a estética e a singularidade da série, com a estratégia de mídia direcionada e à escolha criteriosa de parceiros e canais.

Cada elemento da campanha, da linguagem visual à estratégia de comunicação, tem que gerar conexão, relevância e valor de marca.

M&M – Quais são as principais expectativas da Mubi em relação à visibilidade e ao engajamento gerados pela campanha de Twin Peaks?

Nathalia – Aumentar significativamente o reconhecimento da marca Mubi no Brasil, fortalecer nossa conexão com audiências altamente engajadas em cultura e cinema e, naturalmente, gerar impacto mensurável tanto na aquisição quanto na retenção de assinantes.

Mais do que isso, portanto, queremos que essa campanha reforce a percepção da Mubi como marca desejável, relevante e com visão cultural consistente.

Aquisição de assinantes

M&M – Como esse lançamento pode impactar a aquisição de assinantes, especialmente no que diz respeito a atrair novos públicos e fãs já existentes de Twin Peaks?

Nathalia – Twin Peaks tem capacidade única de dialogar tanto com assinantes atuais quanto com novas audiências.

A série, assim, atrai não apenas amantes do cinema, mas também entusiastas de cultura pop, estética, música, moda e narrativas não convencionais.

Isso a torna, de fato, uma poderosa alavanca para atrair novos espectadores e reengajar antigos assinantes, funcionando como porta de entrada envolvente para o ecossistema mais amplo da Mubi.

M&M – Qual é a posição e estratégia de crescimento da Mubi no mercado brasileiro?

Nathalia – O Brasil é um mercado estratégico para a Mubi em nível global.

Estamos em trajetória de crescimento consistente, sustentada por três pilares: programação com cuadoria, comunicação culturalmente relevante e ativações que reforçam nossa posição como marca que entrega mais do que streaming.

Dessa forma, desde a distribuição cinematográfica em parceria com distribuidores locais até experiências presenciais, como o Mubi Fest, que nasceu em São Paulo e celebra sua quarta edição este ano no Rio de Janeiro e em mais nove cidades pelo mundo, além de outras ativações culturais.

Diferentes canais e públicos

M&M – Como a Mubi adapta sua estratégia de comunicação para diferentes canais e públicos no Brasil?

Nathalia – Nossa estratégia de comunicação no Brasil parte de um princípio muito claro: traduzir a proposta curatorial e cultural da Mubi para o contexto local de forma autêntica e relevante.

Fazemos isso, dessa forma, por meio de campanhas digitais segmentadas.

Portanto, com ativações culturais que criam conexões significativas com o público e parcerias estratégicas que posicionam a Mubi nas conversas certas, seja no cinema, artes ou na cultura pop mais ampla.

Todos os esforços buscam equilibrar a consistência da marca global com sensibilidade profunda aos códigos culturais, estéticos e comportamentais do público brasileiro.

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