Mídia

Netflix tenta comprar ligas para levar esporte ao seu streaming

Plataforma teria participado de negociações pela World Surf League no ano passado

i 10 de novembro de 2022 - 6h05

Por Abigail Gentrup, para o Advertising Age

A Netflix quase se tornou proprietária dos direitos de transmissão de uma liga esportiva profissional e não recuará da proposta de compras outras ligas – pelo preço correto.

(crédito: Fabio Principe/Shutterstock)

A gigante do streaming participou de discussões para comprar a World Surf League no ano passado, de acordo com o Wall Street Journal, mas as conversas pararam pelo fato de as duas partes não terem chegado a um acordo sobre o preço.

Os executivos da Netflix também discutiram a possibilidade de comprar outras ligas esportivas de menor perfil, a fim de evitar os altos custos de direitos de transmissão.

A plataforma chegou a fazer uma oferta pelos direitos de transmissão da Fórmula 1 nos Estados Unidos, mas a ESPN
acabou levando a melhor na disputa. A Netflix ainda estava disputando os direitos no streaming do ATP de tênis para os mercados da França e Reino Unido, mas acabou desistindo no negócio.

A empresa também considera disputar os direitos de transmissão da Associação de Tênis Feminina no Reino Unido.
O co-chief da Netflix, Reed Hastings, disse que não quer participar de guerras por direitos.

Em abril, o co-CEO da plataforma, Ted Sarandos, disse que a empresa teria que “encontrar um caminho para ampliar sua receita e lucro antes de poder ingressar nas transmissões de esportes ao vivo.

Ao fazer esse movimento, a Netflix se juntaria a outros players de streaming que vem abrindo espaço ao esporte.

A Apple assinou um acordo de direitos de mídia com a Major League Soccer no valor de US$ 2,5 bilhões e um outro acordo com a Major League Baseball para as transmissões dos jogos das noites de sexta-feira. Já a Amazon investiu US$ 11 bilhões no acordo com a NFL para a transmissão da Thursday Night Football.