Assinar

Nikkei paga US$ 1,3 bi pelo Financial Times Group

Buscar

Nikkei paga US$ 1,3 bi pelo Financial Times Group

Buscar
Publicidade
Mídia

Nikkei paga US$ 1,3 bi pelo Financial Times Group

A editora britânica Pearson confirmou a venda do FT ao grupo de mídia japonês e vai focar no negócio de educação


23 de julho de 2015 - 12h41

A editora britânica Pearson Group anunciou, na manhã desta quinta-feira 23, a venda do Financial Times Group para o grupo de mídia japonês Nikkei por £ 844 milhões, algo em torno de US$ 1,3 bilhão. O FT Group é dono dos jornais Financial Times e da revista financeira The Banker.

A aprovação do negócio depende de órgãos regulatórios e deve ser concluída até o fim de 2015. A venda não inclui os outros títulos em que a Pearson possui participação como a revista The Economist. De acordo com John Fallon, presidente da Pearson, a venda foi uma forma de assegurar a sobrevivência do jornal. “A mídia passa por um momento desafiador e a melhor forma de assegurar o sucesso comercial e jornalístico do FT é com sua participação em uma companhia digital global”, disse em nota.De agora em diante, a Pearson vai focar em sua estratégia de educação, onde ela é líder com atuação em 80 países. No brasil, a empresa é dona da rede de idiomas Wizard.

O grupo Nikkei é o maior conglomerado de mídia da Ásia. É responsável pela publicação do jornal Nikkei, dono de emissoras, editoras, revistas, portais e empresas de banco de dados. As especulações sobre a venda do Financial Times acontecem há muito tempo. O mercado esperava que a Pearson focasse seus esforços no segmento de educação. Ainda nesta semana, já existiam rumores de que o jornal seria vendido. Especulava-se que o grupo Axel Springer, que edita o jornal alemão "Bild" e as agências de notícias Thomson Reuters e Bloomberg, estaria próximo de fazer a oferta.

A venda do jornal já foi até motivo de polêmica dentro da Pearson. A antecessora de John Fallon, que assumiu a presidência em 2013, disse que o jornal só seria vendido "por sobre o meu cadáver". Porém, a nova gestão tinha uma visão mais pragmática  sobre o tema.  

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também