Redistribuição de direitos impacta cenário do futebol na mídia
Pacote comercial da Globo ganha mais valor com retorno da Libertadores enquanto Paramount ingressa na área das transmissões esportivas no País
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Bárbara Sacchitiello
16 de maio de 2022 - 6h05
Na semana passada, o anúncio da Conmebol a respeito dos veículos vencedores da licitação pelos direitos de transmissão da Libertadores e da Sul-Americana mexeram, mais uma vez, com o cenário de esportes na mídia, gênero que segue como um dos valiosos perante o público e os anunciantes.
Depois de três anos sem a principal competição de futebol de clubes do continente, a Globo voltará a ter a Libertadores em sua grade a partir de 2023. A Globo foi a detentora dos direitos da competição até 2019, quando, por divergência de interesses, não conseguiu renovar o acordo com a Conmebol.
O vácuo foi aproveitado pelo SBT, que acabou levando a Libertadores com exclusividade na TV aberta, justamente em temporadas que tiveram um clube brasileiro como campeão (o Palmeiras venceu a competição em 2020 e 2021). No comunicado enviado à imprensa após a conclusão da licitação da Conmebol, na semana passada, o SBT agradeceu a parceria. O veículo ainda é o detentor dos direitos da temporada atual da Libertadores, que termina em outubro deste ano.
Com o retorno à Libertadores, a Globo terá um produto importante para adicionar ainda mais valor ao seu pacote de futebol. Considerado o plano comercial mais valioso da televisão brasileira, o futebol da Globo conseguiu, para este ano de 2022, o recorde de sete patrocinadores: Chevrolet, Itaipava, Hypera Pharma, Itaú, Vivo, Amazon e Sportingbet. Essas empresas estão presentes nas transmissões do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, os dois principais torneios nacionais, que fazem parte da grade da Globo. Já para o próximo ano, com a Libertadores da América, o pacote de futebol ganha valor adicional.
Apesar de não ter mais a Libertadores no cardápio no próximo ano, o SBT garantiu um importante produto para a TV aberta. A Sul-Americana, que atualmente não é exibida por nenhum veículo brasileiro, retorna à TV aberta pela grade do SBT, no ciclo de 2023 a 2026. A proposta da emissora foi aceita pela Conmebol e, com isso, a emissora consegue manter a competição de clubes da América Latina em sua grade de programação.
O movimento mais surpreendente do resultado da licitação da Conmebol foi a entrada da Paramount no cenário das transmissões esportivas. A companhia, dona dos canais MTV, Nickelodeon, Comedy Central e Paramount Network, não tinha, no Brasil, nenhum direito esportivo e, agora, passa a ser, ao lado da Disney (com os canais ESPN) a detentora dos direitos da Libertadores e da Sul-Americana na TV paga.
Em entrevista concedida ao Meio & Mensagem em março, Eduardo Lebrija, head do hub North Latam da Paramount (divisão que inclui o Brasil), declarou que o mercado nacional tinha um grande potencial não apenas na questão do streaming, mas também na distribuição linear de conteúdo. Para conseguir esse feito, o executivo disse que era preciso focar em estratégias para distribuir um conteúdo que atraísse as pessoas.
Além do Brasil, a Paramount também conquistou os direitos de exibição da Libertadores e Sul-Americana nos demais países da América Latina.
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