Assinar

Samsung Ads aponta consumo e publicidade da smart TV

Buscar

Samsung Ads aponta consumo e publicidade da smart TV

Buscar
Publicidade
Mídia

Samsung Ads aponta consumo e publicidade da smart TV

Estudo mostra multiplicidade de perfis da audiência e como as marcas podem se engajar nos formatos e conforme o interesse das pessoas


19 de dezembro de 2024 - 6h03

Estudo da Samsung Ads mostra multiplicidade de perfis da audiência e como as marcas podem se engajar (Crédito: Kaspars Grinvalds/Shutterstock)

Estudo da Samsung Ads mostra multiplicidade de perfis da audiência e como as marcas podem se engajar (Crédito: Kaspars Grinvalds/Shutterstock)

A Samsung Ads produziu novo estudo Modelo de Propensão do Consumo das Audiências (MPCA) para entender a multiplicidade dos perfis das audiências da smart TV e do conteúdo nessas plataformas.

Assim, o MPCA mostra os interesses dos usuários dentro e fora das telas, a propensão ao consumo de produto ou serviço e a radiografia de quem é e o que quer esse consumidor.

Samsung Ads: dados e comportamento

Portanto, esse estudo transforma os dados proprietários e de terceiros em comportamentos que traduzem interesses, afinidades e propensões de consumo de conteúdo na smart TV.

E, dessa forma, amplia as possibilidades para cocriações entre anunciantes.

Ainda, o MPCA é um cruzamento de dados proprietários da Samsung Ads, num mapa das mais de 19,4 milhões de smart TVs ativas e conectadas no Brasil, com referências de interesses, afinidades e propensões de consumo/compra do Target Group Index (TGI) Brasil, da Kantar.

Potenciais consumidores

Assim, se estima a audiência em mais de 77 milhões potenciais consumidores na base de mais de 19,4 milhões de unidades de smart TVs ativas.

Entre esses, 54% são mulheres e 46% são homens, que consomem mais de 17 bilhão de horas mensais em todos os dispositivos e plataformas.

O que a audiência consome e qual é a relação com a publicidade?

Fonte: Samsung Ads

Fonte: Comscore – Estudo Consumo CTV, de novembro de 2023, com 2.004 pesquisados no Brasil

35 mil decisões por dia

Das mais de 35 mil decisões que uma pessoa toma diariamente (essa foi a estimativa de escolha que se faz todos os dias conforme pesquisa do jornal Wall Street Journal), se incluem as de consumo, como as de conteúdo e plataformas, bem como de conteúdo em smart TV.

Portanto, nesse contexto, a audiência brasileira é aberta a novas experiências, conteúdo e publicidade, o que abrange TV linear tradicional (aberta ou paga), streaming, apps de serviços e games.

Assim, cerca de 74% do tempo de consumo de conteúdo é dedicado ao streaming e 26% à TV linear (aberta ou paga).

5 gêneros de conteúdo

Sobre o conteúdo, cinco gêneros se destacam: notícias, esportes, novelas, filmes e séries, nessa ordem.

Portanto, as muitas possibilidades de formatos publicitários da smart TV, como anúncios nativos, de vídeo, de video in-stream, entre outros, são desafio para as estratégias das marcas.

Assim como usar esses formatos para engajar as audiências no meio de consumo e aproveitar sua predisposição para consumir publicidade.

Ainda, a audiência abrange tribos e tem múltiplos perfis, interesses e tipos de consumo em multiplataformas.

De fato, essas audiências podem ser unidas pelo conteúdo, pelas tribos (paixões similares) e pelas compras.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Heitor Pontes, ex-Helloo e JCDecaux, lança Tail Ads

    Heitor Pontes, ex-Helloo e JCDecaux, lança Tail Ads

    Operação inicia com 700 telas digitais distribuídas por 14 redes de varejo nas regiões Sul e Sudeste, como Amigão Supermercados, Boa Supermercados, Empório Dom Olívio e Rede Royal

  • Band FM inaugura afiliada no Rio de Janeiro

    Band FM inaugura afiliada no Rio de Janeiro

    Estreia da programação acontece na próxima segunda-feira, dia 20. Festa de lançamento será no projeto Band Verão Rio