Mídia
Santander homenageia bairros em estação do MetrôRio
Com parceria da Eletromidia e da Globo, projeto Estação Farol Carioca Santander quer transformar espaço em plataforma de cultura
Santander homenageia bairros em estação do MetrôRio
BuscarSantander homenageia bairros em estação do MetrôRio
BuscarCom parceria da Eletromidia e da Globo, projeto Estação Farol Carioca Santander quer transformar espaço em plataforma de cultura
Taís Farias
5 de outubro de 2021 - 8h11
A Estação Carioca do MetrôRio, terceira maior do estado, com fluxo diário de mais de 134 mil pessoas, está sendo repaginada pelo Santander Brasil. O objetivo da ação é fazer um resgate da memória da capital fluminense a partir de homenagens a bairros que contam a história da cidade.
Na prática, o projeto Estação Farol Carioca Santander vai transformar o espaço em uma plataforma de cultura. O Grupo Globo é apoiador da iniciativa e vai ceder seu acervo de áudios e vídeos para as instalações. A parceria também inclui a agência Suno, responsável pela construção criativa da intervenção; a Eletromídia, que faz a gestão dos espaços de mídia nas estações; e o MetrôRio, concessionária responsável pela operação da linha. As exposições serão substituídas a cada três meses.
O primeiro bairro a ser homenageado será a Mangueira, seguida por Madureira, Bangu e Tijuca. O conteúdo da exposição é baseado em três pilares: carnaval, futebol e literatura. A exposição é 100% presencial e pretende oferecer uma experiência interativa com vídeos, 3D, ambientação de áudio e até uma escultura em tamanho real do cantor, compositor e poeta Cartola.
Em junho, o Santander e a Eletromidia apresentaram o projeto Trilhos Verdes, na estação Vila Olímpia, da Linha 9 – Esmeralda, da CPTM, em São Paulo. A iniciativa tem a proposta de levar soluções sustentáveis e de mobilidade a diferentes áreas da cidade.
Igor Puga, diretor de marketing e marca do Santander, conta, que depois da inauguração, a companhia recebeu uma demanda significativa de outras cidades interessadas em desenvolver projetos. Nesse sentido, o Rio de Janeiro foi a escolha do banco em razão da importância do estado como mercado para o setor financeiro, mas também para ajudar a resgatar a cultura carioca que sofreu com a pandemia da Covid-19 e o distanciamento social.
Com o nome Estação Farol Carioca Santander, o projeto também remete aos centros culturais que o banco tem em São Paulo e em Porto Alegre. Porém, dessa vez, a ideia é levar cultura para um espaço público e aberto. Segundo Igor Puga, a expectativa da companhia está em “Valorizar como berço da cultura nacional e homenagear essas pessoas que moram na periferia”, conta o executivo. Ainda sem revelar quais serão as próximas cidades a receber intervenções, ele confirma que o projeto deve continuar no próximo ano.
Alexandre Guerrero, CSO da Eletromidia, declarou que esse é um projeto colaborativo, que só foi possível ser executado com a participação da empresa, do MetrôRio, TV Globo e Santander. A Eletromidia acredita em iniciativas que possam transformar a jornada das pessoas e a Estação Farol Carioca Santander traz cultura, entretenimento e inovação para o metrô do Rio de Janeiro, oferecendo a toda população da capital fluminense a oportunidade de conhecer a história dos principais bairros da cidade no decorrer do ano”, declarou.
Compartilhe
Veja também
Google lança recurso para proteção de dados dos anunciantes
Confidential Matching utiliza criptografia em Ambientes de Execução Confiáveis para garantir proteção de dados primários dos clientes
Netflix, Disney, Warner: quem ainda disputa os direitos do Brasileirão?
Liga Forte União ainda negocia 4 jogos exclusivos de cada rodada da competição a partir de 2025; seis players demonstram interesse e negociam