STF intima Elon Musk e ameaça tirar a rede social X do ar
Ministro Alexandre de Moraes intimou plataforma a indicar o nome de seu representante legal no País sob pena de suspensão das atividades
STF intima Elon Musk e ameaça tirar a rede social X do ar
BuscarSTF intima Elon Musk e ameaça tirar a rede social X do ar
BuscarMinistro Alexandre de Moraes intimou plataforma a indicar o nome de seu representante legal no País sob pena de suspensão das atividades
Bárbara Sacchitiello
28 de agosto de 2024 - 22h54
Na noite desta quarta-feira, 28, o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, intimou a rede social X (antigo Twitter) a indicar um novo representante legal para a empresa em território brasileiro. Caso descumpra a determinação, o X pode ter suas atividades suspensas.
Na intimação, Moraes intima diretamente Elon Musk, proprietário da rede social, a indicar o nome e qualificação do novo representante legal do X no Brasil em um prazo de 24 horas, “sob pena de imediata suspensão” da rede social.
A intimação foi postada pelo STF em seu perfil na própria rede social X, marcando diretamente Elon Musk e a conta Global Affairs, da companhia.
@GlobalAffairs @elonmusk Mandado de intimação pic.twitter.com/gQUwNCy1Cr
— STF (@STF_oficial) August 28, 2024
Além da penalização com a possível suspensão das atividades, o X também está sujeito ao pagamento de multa diária de R$ 200 mil, até que as exigências sejam cumpridas.
Musk é investigado no Inquérito 4957, que apura a suposta prática dos delitos de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.
A tensão entre a rede social X e o ministro Alexandre de Moraes vem se estendendo por meses e começou quando o STF determinou à plataforma o bloqueio de algumas contas que estariam postando conteúdos que atacavam as instituições democráticas.
Na época, Elon Musk reagiu e acusou Moraes de censurar os usuários e a liberdade de expressão na plataforma. No último dia 17, o X divulgou que fecharia seu escritório no Brasil diante das exigências impostas por Alexandre de Moraes e pelo STF.
“Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”, disse o perfil de Global Affairs da rede social.
Pelo fato de ter postado a intimação no próprio X, o STF fez com que a possível suspensão da rede social no Brasil fosse o assunto mais comentado entre os usuários.
Muitas pessoas comentaram que aquelas poderiam ser as últimas horas de uso da plataforma e aproveitaram para indicar alternativas, como o Bluesky ou Threads.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King