TheLysts: como é a nova rede social focada na criação de listas?
Aplicativo criado na Suíça chega ao Brasil valorizando conteúdo com propósito e interação entre amigos

Conheça a The Lysts, rede social de compartilhamento de dicas sobre diversos temas (Crédito: Divulgação)
Criado na Suíça pelo brasileiro Marcelo Mesquita, a TheLysts é uma rede social que permite a criação de listas para compartilhar recomendações práticas sobre o que fazer, consumir ou experimentar, como restaurantes, filmes, livros ou destinos de viagem.
A ideia surgiu de uma necessidade pessoal do fundador, que buscava uma ferramenta para organizar suas próprias listas. Uma viagem a Israel, em 2022, para visitar startups, serviu como motivação extra para transformar o projeto em realidade.
Mesquita destaca que as informações disponíveis no aplicativo têm utilidade prática no dia a dia das pessoas. Segundo ele, diferentemente de outras redes sociais, onde o conteúdo tende a ser voltado para o entretenimento, o app se propõe a oferecer recomendações únicas que orientam decisões na vida real com mais saúde e menos ego.
Sobre o comportamento dos usuários, o fundador explica que o caminho mais comum entre os primeiros adotantes da plataforma é começar apenas observando o conteúdo disponível, até se sentirem motivados a dar o segundo passo, de compartilhar suas próprias dicas e recomendações.
“Além disso, a plataforma conta com uma área em que os usuários podem comentar nas listas de amigos, deixando impressões, iniciando debates ou agradecendo pelas recomendações”, explica.
O aplicativo também oferece a possibilidade de monetização para criadores de conteúdo.
Assim como no Medium, usuários que produzirem conteúdo relevante e que gerem alto engajamento poderão receber 50% da receita obtida com anúncios veiculados na plataforma. Segundo Mesquita, o modelo funciona como um importante incentivo à produção de conteúdo de qualidade.
TheLysts no Brasil
O crescimento do TheLysts ainda é orgânico e tem nos Estados Unidos seu principal mercado, com 18 mil dos 30 mil usuários iniciais. O Brasil também se destaca, com mais de mil usuários ativos nos três primeiros meses após o lançamento.
Sobre o perfil dos brasileiros ativos no app, Mesquita conta que se surpreendeu ao perceber que 60% dos usuários têm 20 anos ou menos.
“Nossa expectativa é de que, com o tempo, o perfil dos usuários reflita a diversidade da população em geral, assim como acontece hoje no Instagram. Acredito, inclusive, que temos potencial para atrair pessoas que não se sentem à vontade para compartilhar fotos, mas que ficarão felizes em compartilhar listas”, afirma.
Estratégia de branding
A agência anacouto assina o branding da TheLysts. Ana Couto, CEO da agência e da plataforma de aprendizagem LAJE, destaca que o que mais chamou a atenção no projeto foi o propósito claro da marca diante do cenário cultural atual: transformar o hábito de fazer listas em um motor para viver com mais intenção.
Segundo ela, a TheLysts oferece um novo olhar sobre um comportamento já existente, ao inspirar curadoria funcional, construção de comunidade e valorização da vida real fora das telas.
No processo de definição do arquétipo da marca, a proposta inicial foi o sábio, mas, ao longo do desenvolvimento, optou-se pelo herói. A escolha marcou um ponto de virada no projeto.
“Percebemos que a marca precisava ir além de oferecer conhecimento, ela precisava provocar movimento. Isso nos guiou na construção de um branding que inspira atitude, conquista e protagonismo real do usuário”, afirma Ana.
O conceito de “do online para o onlife” guiou a construção da linguagem visual e verbal da marca. Desde o início, a proposta era que a identidade fosse uma extensão do próprio app — mas com alma.
“O visual, inspirado em interfaces digitais, mantém a conexão com o universo online, enquanto o tom nostálgico das fotografias remete à vida real. Já a linguagem direta reforça o convite da marca: menos rolagem, mais vivência”, explica a CEO.
“Um dos maiores desafios foi equilibrar o nosso jeito brasileiro com uma linguagem global. Conseguimos trazer esse calor e espontaneidade para dentro de uma marca que se comunica com o mundo, mas mantém propósito e personalidade em cada detalhe”, completa.
Próximos passos
Com sede em Zug, na Suíça, a empresa conta com equipe de tecnologia em Niš, na Sérvia, e um time de marketing distribuído entre Nova York, Rio de Janeiro e Berlim.
Mesquita destaca que a “coesão cultural” ainda está em construção, já que a empresa é jovem e sua cultura segue em formação.
“Do ponto de vista operacional, a maioria dos colaboradores já havia se adaptado ao trabalho remoto desde a pandemia de covid-19, o que tem contribuído para que tudo funcione muito bem”, fala.
A terceira rodada de investimento está em andamento e tem como foco acelerar o crescimento da base de usuários.
Hoje, está ativo um roadmap com 70 novas funcionalidades que serão implementadas até setembro para tornar o uso do app mais interessante e fácil.
“Além disso, estamos captando mais recursos para intensificar o marketing digital em novos países. Acreditamos que usuários do Instagram, por exemplo, vão ver a TheLysts como uma plataforma complementar. Quem já está acostumado a compartilhar fotos certamente vai gostar de ampliar seus horizontes e também compartilhar listas”, finaliza Mesquita.