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Mídia

TV por assinatura registra prejuízos para grupos de mídia dos EUA

Grandes grupos de mídia, como Paramount e Warner Bros Discovery, sofreram prejuízos financeiros com negócios de TV no último trimestre


9 de agosto de 2024 - 12h40

No cenário da mídia, a televisão tem passado por diversas transformações dada a ascensão de novas formas de consumo de conteúdo.

Nos Estados Unidos, o formato tem registrado quedas, à medida que conglomerados de mídia divulgam seus resultados financeiros do último trimestre.

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TV conectada tem sido preferência no consumo de vídeo (Crédito: Shutterstock)

A Paramount Global, detentora de veículos como Nickelodeon e MTV, registrou um prejuízo líquido de U$S 6 bilhões com seus canais de TV. As vendas da divisão de redes tiveram queda de 17%, indo para US$ 4,27 bilhões. O resultado vem de uma queda acentuada no licenciamento de programas para outros canais, bem como na receita de publicidade e assinantes.

Além disso, o momento atual é de movimentações para a Paramount. Após meses de negociações, a companhia concordou com a fusão entre a National Amusements e a Skydance Media.

A concretização do acordo, anunciado em julho, dependia de um período de 45 dias para que outros potenciais compradores demonstrassem interesse na compra da participação na companhia mas, até o momento, nenhum concorrente foi registrado.

A Warner Bros Discovery é outra gigante da mídia que registrou resultados negativos em relação à TV tradicional. Em sua última demonstração financeira, a controladora de canais por assinatura CNN e TNT registrou prejuízo líquido de 10 bilhões.

Percalços pelo caminho

A empresa surgiu em 2022, oriunda da aquisição da Warner Media pela Discovery Inc por US$ 42 bilhões. De acordo com a gigante da mídia, a TV por assinatura sofreu quedas nos últimos dois anos. No último mês, chegou a demitir 100 colaboradores da CNN.

Com o anúncio, as ações da companhia atingiram o menor valor desde que a fusão começou a ser negociada.
De acordo com o AdAge, o resultado segue o curso da decisão da National Basketball Association (NBA), que anunciou recentemente um novo acordo de transmissão com o Prime Video, Comcast e Disney, depois de quatro décadas com a Warner Bros Discovery, com valor recorde de negociação.

Posteriormente, a Warner Bros Discovery chegou a abrir um processo contra a NBA por não ter igualado sua oferta de transmissão das partidas à proposta da Amazon Prime Video. Atualmente, a Warner Bros Discovery desembolsa US$ 1,2 bilhão pelo direito de transmissão dos jogos da liga de basquete norte-americana.

Outros negócios

Por outro lado, a organização recebeu 3,6 milhões de novos assinantes no Max, conforme apontou em comunicado. A receita do serviço saltou para US$ 240 milhões, superando as estimativas dos analistas do mercado, de US$ 191,4 milhões. Já a Disney obteve lucro com seus serviços de streaming pela primeira vez. Nos últimos três meses, as plataformas Disney+, Hulu e ESPM Plus arrecadaram US$ 47 milhões, contra um prejuízo de US$ 512 milhões no mesmo período de 2023.

Segundo o The Verge, a organização segue buscando maneiras de monetizar sua base de usuários dos serviços, ainda que o crescimento de assinantes tenha se mantido estável. Para os próximos meses, segue com planos de suspender o compartilhamento de senhas em suas plataformas.

Apesar do sucesso no entretenimento, a Disney está enfrentando problemas com seus parques temáticos, que se enquadram em experiências. A divulgação mais recente dos resultados financeiros indicam que a empresa espera uma queda de receita nesse sentido para os próximos seis meses.

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