Como a Havaianas quer aproveitar Olimpíada para crescer no mercado global?
Além de ser patrocinadora do COB e das transmissões nos canais Globo, marca promove ativações em diferentes pontos de Paris
Como a Havaianas quer aproveitar Olimpíada para crescer no mercado global?
BuscarAlém de ser patrocinadora do COB e das transmissões nos canais Globo, marca promove ativações em diferentes pontos de Paris
Valeria Contado
30 de julho de 2024 - 14h58
A Havaianas aproveitará os Jogos Olímpicos de Paris para destacar a marca de forma global. Com o segundo maior investimento de sua receita de marketing, perdendo apenas para a campanha de verão, a marca pertencente à Alpargatas foi a Paris para consolidar seu posicionamento internacional.
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Apesar de sua força no Brasil, território que representou 71% da receita de vendas em 2024, o mercado exterior é um ponto de atenção para a marca. Em 2023, por exemplo, foram vendidos mais de 22 milhões de pares de chinelos fora do País.
Além disso, a Havaianas está presente em mais de 100 países, com 444 lojas, incluindo 46 próprias e presença no comércio digital. Por isso, a marca brasileira terá inúmeras iniciativas no Brasil e em Paris.
Maria Fernanda Albuquerque, vice-presidente global de marketing de Havaianas, explica que esse patrocínio está alinhado com a estratégia de presença global da marca em um momento em que esperam retomar o crescimento na Europa, também aproveitando o verão europeu.
“Apesar de Havaianas não ser uma marca de performance, o espírito olímpico combina muito com os valores da nossa marca. As Olimpíadas são um momento importante para reforçar esses atributos que fazem da Havaianas uma marca tão única e tão brasileira”, diz.
A Havaianas aproveitará a presença na capital parisiense para apresentar diversos produtos ao público presente, como chinelos, shoulderbags, bonés. A já conhecida Kombi será um dos destaques na Casa Brasil, espaço oficial do COB, onde os visitantes poderão adquirir modelos e ganhar brindes.
Além de ser o calçado oficial da delegação brasileira, a Havaianas também vestirá as pessoas que atenderão ao público, que também terão acesso aos itens da marca, inclusive os mesmos chinelos utilizados na cerimônia de abertura. “Essa iniciativa reforça nossa identidade e conexão com o Brasil, proporcionando uma experiência autêntica para todos os visitantes”, afirma a executiva.
Além disso, uma loja pop-up foi inaugurada na Champs-Élysées. A unidade especial ficará aberta durante os Jogos Olímpicos e promoverá ativações como ateliês de confecção de tornozeleiras, bares de smoothies e sorvetes, e distribuição de bolsas esportivas e camisetas no estilo Brasil core.
Para marcar a chegada da marca na capital parisiense, a apresentadora Sabrina Sato levou 20 malas com inúmeros itens que resultaram em uma campanha. A Dojo foi a responsável pelo desenvolvimento da iniciativa.
A marca conta, ainda, com atletas para amplificar a mensagem da marca. Rebeca Andrade (ginástica), Dora Varella (skate), Pepê Gonçalves (canoagem slalom), Darlan Souza (vôlei de quadra), Ana Patrícia e Duda (vôlei de areia) são os embaixadores. Na parte de conteúdo, Igão e Mitico, Valen Bandeira, Láctea, Samanta Alves, Paul Cabannes e Vira Lata Caramelo serão os responsáveis pela criação.
O Brasil não fica de fora das estratégias Olímpicas desenvolvidas pela Havaianas. Além de patrocinar o Festival Parque Time Brasil, no Villa-Lobos, em São Paulo, a empresa investe na divulgação de campanhas.
A primeira delas foi ao ar com Rebeca Andrade como protagonista e retrata a conexão com o Brasil. O filme foi criado pela Dojo. Nos transmissores (TV Globo), a marca terá destaque nos intervalos e redes sociais.
“Em marketing, estamos implementando uma campanha robusta com uma série de iniciativas. No Brasil, as ações serão mais centradas em conteúdo e ativações no ponto de venda. Na Europa as iniciativas estarão mais direcionadas para proporcionar uma experiência de marca”, afirma Maria Fernanda.
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