A desafiadora tarefa de fazer um rebranding de uma multinacional no Brasil
Com certeza o processo pode ser muito mais tranquilo seguindo alguns pontos-chave, especialmente quando falamos de empresas multinacionais.
A desafiadora tarefa de fazer um rebranding de uma multinacional no Brasil
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BuscarCom certeza o processo pode ser muito mais tranquilo seguindo alguns pontos-chave, especialmente quando falamos de empresas multinacionais.
Mudar de rota na vida pode ser difícil. Mudar de casa. Mudar de cidade. Trocar de emprego. Trocar de profissão. Imagine então mudar uma empresa toda. Renovar a marca. Reposicionar os objetivos. Mudar processos. Uma estratégia de rebranding de uma empresa significa não só um esforço da área de marketing, mas um trabalho em equipe que envolve diversos departamentos e uma coragem de evoluir a organização em 360º (e o mais interessante: tudo isso em pleno voo).
Preparados para esse desafio? Com certeza o processo pode ser muito mais tranquilo seguindo alguns pontos-chave, especialmente quando falamos de empresas multinacionais.
Colaboração
A hierarquia de cargos, a distribuição geográfica de escritórios e o trabalho remoto podem se tornar um bode expiatório para manter as decisões e execução do rebranding restritas a um certo grupo de pessoas. Nesses casos, a renovação da marca de uma multinacional pode trazer consequências opostas às esperadas, como insatisfação das equipes e a não aderência de alguns mercados ao novo posicionamento.
Evitar isso é simples e além de trazer muitos benefícios à organização, pode desencadear ideias e pontos de vista que talvez não seriam considerados em um momento diferente. O segredo aqui é colaboração. Sempre que possível, acione uma seleção de pessoas de todos os países em que a empresa atua. Gerentes de marketing das regiões, funcionários da área de comunicação, e mesmo de vendas ou RH. Nessas reuniões, discutir sobre nome da marca, identidade visual, slogan, posicionamento e outros fatores do rebranding é essencial para entender o que faz sentido e o que não funciona em cada região.
Engajamento com todos os funcionários
Além dessas conversas pontuais, envolver todos os funcionários trará mais confiança e espírito de equipe para este momento na história da empresa. O objetivo aqui é comunicar internamente as mudanças que estão para acontecer e engajar todos os colaboradores a embarcar na nova jornada da organização, fazendo com que suas opiniões sejam valorizadas e criando um sentimento de “pertencimento”.
Vídeos com gestores e coordenadores locais podem ajudar a trazer o rebranding para mais perto dos funcionários. Enquetes de múltipla escolha sobre nomes, slogans ou cores também são muito eficazes para envolvê-los. O envio de kits para disseminar a nova identidade, com itens de papelaria, de tecnologia, camiseta e outros tipos de presente também é um agrado muito apreciado pelos funcionários. Marketing, RH e comunicação interna podem trabalhar juntos para criar ações como essas.
Traduções em idiomas locais
Pode parecer um item banal, mas a tradução de documentos e materiais de apoio de marketing, comunicação e vendas é fundamental para considerar todas as regiões que são parte da empresa. Muitas vezes, multinacionais priorizam a língua inglesa em suas ações de rebranding – o que faz sentido por ser um idioma internacional -, mas esquecem de levar os outros mercados em consideração. O trabalho de traduzir e adaptar termos e nomenclaturas durante a preparação para o lançamento da nova marca fará com que todas as regiões estejam alinhadas sobre a nova visão da empresa. Além disso, esse esforço evita o uso de termos mal traduzidos e que não funcionam localmente, criando uma comunicação mais natural entre a empresa e seus clientes e colaboradores.
Inclusão de parceiros
Se a empresa trabalha com parceiros externos de vendas, eles também precisam ser incluídos na renovação da marca. E não apenas com treinamentos para a venda dos produtos e serviços da companhia, mas como parte da equipe. Comunicar as mudanças desde o início traz os parceiros para mais perto da organização e faz com que eles se sintam pertencentes a esse movimento. Mesmo que todos os detalhes do rebranding não possam ser compartilhados inicialmente, abrir uma conversa sobre os seus benefícios é primordial para reforçar a parceria com os canais.
Continuidade pós-lançamento
Mesmo depois que o lançamento da nova marca tiver passado, o trabalho ainda continua. Atividades para reforçar a percepção da empresa devem ser realizadas para o público externo e continuadas para o público interno. Para a audiência externa, estamos falando de ativações de marketing digital, redes sociais, imprensa, eventos, anúncios, entre outras. Para os funcionários, vale pensar em webinars, conversas com Q&A para tirar dúvidas, vídeos com a participação dos líderes, sorteios, entre outras atividades de comunicação interna.
Um rebranding estratégico e eficaz é um projeto contínuo. Em uma multinacional, a colaboração e comunicação com funcionários e parceiros de todos os mercados são necessárias para manter uma unidade nessa transição, e realmente fazer com que ela traga os resultados esperados.
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