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Opinião

A repórter e os CMOs

Os bastidores das entrevistas exclusivas com os executivos-chefes de marketing da Johnson & Johnson, P&G e Unilever


11 de julho de 2016 - 16h00

O planejamento para a cobertura do Festival de Cannes é praticamente ininterrupto. Ao longo da jornada de trabalho na edição deste ano, já acumulamos ideias e testamos processos para serem incorporados em nossa próxima visita à Riviera Francesa, em junho de 2017. A divisão dos assuntos e responsabilidades entre os integrantes da equipe, no entanto, começa de fato a ser desenhada mais próxima da realização do evento, quando o cronograma de seminários é divulgado.

De alguns anos para cá, a apuração paralela aos temas debatidos nos painéis dos auditórios e às campanhas e ideias premiadas tem ganhado importância na cobertura de Meio & Mensagem. Sob a ótica de que lugar nenhum do mundo concentra tantos empresários e executivos da indústria da comunicação ao mesmo tempo, Cannes, por uma semana, se transforma em um verdadeiro playground para jornalistas especializados em busca de informações sobre o marketing, a publicidade e os negócios de algumas das maiores e mais inovadoras empresas do planeta.

O objetivo da nossa equipe de jornalistas é aproveitar ao máximo as oportunidades de entrevistas que podem surgir de um encontro inusitado a cada esquina nos arredores do Palais, para depois compartilhar com a maior audiência possível todo esse conteúdo, em cada uma de nossas plataformas — seja a edição semanal impressa, o site especial com notícias do Festival, o boletim diário na rádio CBN ou nossos múltiplos canais nas redes sociais.

Imbuídas desse espírito irrequieto, nossas repórteres foram a campo. Além da missão de retratar as apresentações das principais estrelas da música e do cinema com seu olhar e humor perspicazes, Isabella Lessa acertou uma entrevista com o fundador e CEO da Vice Media, Shane Smith (publicada na edição da semana passada). Entre as conversas diárias com os jurados e os brasileiros ganhadores de Leões, Bárbara Sacchitiello acompanhou os debates relativos à diversidade e à equidade de gêneros e se propôs a mostrar ao vivo, via Periscope e em parceria com o videomaker Rafael Barreto, as saídas das cerimônias de premiações.

Roseani Rocha, por sua vez, assumiu a tarefa de acompanhar a jornada das marcas na Côte D’Azur. Seus dias começavam com as sessões da revista The Economist, que reunia três diferentes executivos-chefes de marketing, a cada manhã, em um espaço reservado em frente à praia. Incluíram, também, entrevistas individuais, todas registradas pelas lentes do fotógrafo Eduardo Lopes, com os CMOs de três das maiores companhias multinacionais de bens de consumo: Alison Lewis (Johnson & Johnson), Keith Weed (Unilever) e Marc Pritchard (P&G).

O resultado final produzido é fruto da excelência na execução em duas frentes nas quais Roseani se desdobrou, a começar pela árdua batalha por um horário na agenda dos executivos, em alguns dos dias mais concorridos do ano em seus calendários corporativos. Vencida a etapa inicial com louvor, após semanas de trocas de e-mails, telefonemas e certa dose de suspense (a última confirmação chegou um dia antes do embarque para a França), a repórter de Meio & Mensagem investiu horas em longas pesquisas para construir pautas tão relevantes quanto as patentes e a influência de seus entrevistados sobre o mercado.

Esse material de incalculável valor, você, caro leitor, confere ao longo de sete páginas desta edição — são as derradeiras das 32 publicadas por sete semanas consecutivas, dentro de nossa cobertura mais do que especial do Cannes Lions 2016.

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