Opinião
Como o marketing digital pode ajudar a blindar as fake news?
Com a sociedade organizada e consciente de como funcionam os algoritmos, é uma questão de tempo para que seja cada vez mais rápido identificar as informações mal intencionadas
Como o marketing digital pode ajudar a blindar as fake news?
BuscarComo o marketing digital pode ajudar a blindar as fake news?
BuscarCom a sociedade organizada e consciente de como funcionam os algoritmos, é uma questão de tempo para que seja cada vez mais rápido identificar as informações mal intencionadas
Diferentes instituições no mundo estão engajadas no combate às fake news: as Big Techs, entre elas Meta, Twitter, Google, Microsoft, TikTok e Amazon, por exemplo, assinaram, com a União Europeia, o “Código de Práticas de Desinformação” que prevê o fortalecimento no combate às informações em contas nas redes sociais e publicidade política falsa. No Brasil, o TSE, em parceria firmada com o projeto de educação midiática Redes Cordiais, convidou influenciadores digitais de todo o Brasil para uma ação inédita contra as notícias falsas que contaminam o processo eleitoral do país. Apesar da importância do tema, a sociedade ainda desconhece que boas práticas de marketing digital são preciosas aliadas no combate às fake news – inclusive quando elas são direcionadas às empresas.
Entre as estratégias mais importantes, o Search Engine Optimization (SEO) faz a diferença no ambiente virtual porque posiciona o site/conteúdo verdadeiro nos mecanismos de busca quando o usuário faz alguma pesquisa. Isso porque os algoritmos têm se tornado cada vez mais inteligentes para posicionar sites relevantes e verdadeiros nas primeiras posições da busca. Todo mundo se lembra que, no início da pandemia, ao digitar “informações sobre a Covid-19” em buscadores diversos, vários sites (ou vídeos, dependendo da plataforma) apareciam sobre o assunto. Hoje, três anos após o seu início, ao digitar “Covid”, o primeiro resultado será o site oficial com informações verdadeiras vindas das Secretarias de Saúde estaduais.
Outras práticas ao se produzir um conteúdo podem contribuir para o combate às fake news. Ao considerar a expertise do autor do texto, descrevendo detalhes e informações sobre seu autor, inclusive com links para outras notícias que ele já tenha escrito no site, é fundamental para que os sistemas de busca, principalmente o Google, reconheçam a veracidade do texto. O tipo de conteúdo também é relevante e, para isso, é imprescindível que esteja claro que se trata de um um texto informativo, publicitário ou opinativo.
Citar as fontes das informações e dos sites pesquisados, além de trazer referências sobre onde ocorreu determinado fato, com análises e fatos densos daquele local ou comunidade parece óbvio, mas ainda há quem não entenda o quanto isso é fundamental para diferenciar um conteúdo de qualidade de um que pretende apenas viralizar.
Para empresas, essas estratégias também são fundamentais para minimizar o impacto de possíveis notícias falsas que podem comprometer sua credibilidade. Para isso, é fundamental que as organizações façam um planejamento denso de conteúdo, que incluam uma página de perguntas e respostas frequentes, além de depoimentos de clientes, fotos e vídeos da empresa e transparência na comunicação em seus diversos canais.
Com a sociedade organizada e consciente de como funcionam os algoritmos, é uma questão de tempo para que seja cada vez mais rápido identificar as informações mal intencionadas.
Compartilhe
Veja também
Liderança feminina: vamos aprender com ela?
Líderes femininas costumam criar ambientes de trabalho mais inclusivos, onde todos se sentem ouvidos e valorizados
Jornada de conhecimento
Para reforçar vocação de principal fórum de debates do País entre lideranças da indústria, Maximídia investe em curadoria de conteúdo com foco na agenda futura do mercado, pluralidade de opiniões e diversidade de temas