Como o marketing digital pode ajudar a blindar as fake news?
Com a sociedade organizada e consciente de como funcionam os algoritmos, é uma questão de tempo para que seja cada vez mais rápido identificar as informações mal intencionadas
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Diferentes instituições no mundo estão engajadas no combate às fake news: as Big Techs, entre elas Meta, Twitter, Google, Microsoft, TikTok e Amazon, por exemplo, assinaram, com a União Europeia, o “Código de Práticas de Desinformação” que prevê o fortalecimento no combate às informações em contas nas redes sociais e publicidade política falsa. No Brasil, o TSE, em parceria firmada com o projeto de educação midiática Redes Cordiais, convidou influenciadores digitais de todo o Brasil para uma ação inédita contra as notícias falsas que contaminam o processo eleitoral do país. Apesar da importância do tema, a sociedade ainda desconhece que boas práticas de marketing digital são preciosas aliadas no combate às fake news – inclusive quando elas são direcionadas às empresas.
Entre as estratégias mais importantes, o Search Engine Optimization (SEO) faz a diferença no ambiente virtual porque posiciona o site/conteúdo verdadeiro nos mecanismos de busca quando o usuário faz alguma pesquisa. Isso porque os algoritmos têm se tornado cada vez mais inteligentes para posicionar sites relevantes e verdadeiros nas primeiras posições da busca. Todo mundo se lembra que, no início da pandemia, ao digitar “informações sobre a Covid-19” em buscadores diversos, vários sites (ou vídeos, dependendo da plataforma) apareciam sobre o assunto. Hoje, três anos após o seu início, ao digitar “Covid”, o primeiro resultado será o site oficial com informações verdadeiras vindas das Secretarias de Saúde estaduais.
Outras práticas ao se produzir um conteúdo podem contribuir para o combate às fake news. Ao considerar a expertise do autor do texto, descrevendo detalhes e informações sobre seu autor, inclusive com links para outras notícias que ele já tenha escrito no site, é fundamental para que os sistemas de busca, principalmente o Google, reconheçam a veracidade do texto. O tipo de conteúdo também é relevante e, para isso, é imprescindível que esteja claro que se trata de um um texto informativo, publicitário ou opinativo.
Citar as fontes das informações e dos sites pesquisados, além de trazer referências sobre onde ocorreu determinado fato, com análises e fatos densos daquele local ou comunidade parece óbvio, mas ainda há quem não entenda o quanto isso é fundamental para diferenciar um conteúdo de qualidade de um que pretende apenas viralizar.
Para empresas, essas estratégias também são fundamentais para minimizar o impacto de possíveis notícias falsas que podem comprometer sua credibilidade. Para isso, é fundamental que as organizações façam um planejamento denso de conteúdo, que incluam uma página de perguntas e respostas frequentes, além de depoimentos de clientes, fotos e vídeos da empresa e transparência na comunicação em seus diversos canais.
Com a sociedade organizada e consciente de como funcionam os algoritmos, é uma questão de tempo para que seja cada vez mais rápido identificar as informações mal intencionadas.
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