Divulgue sem moderação

Buscar
Publicidade

Opinião

Divulgue sem moderação

Acreditar na força da divulgação de bons trabalhos e no resultado de cada um deles é um trunfo que as empresas têm em mãos


22 de julho de 2019 - 15h42

(Crédito: PeopleImages/iStock)

Houve um tempo em que eu era contra situações como….
– A nossa agência criou uma campanha para uma ONG que ninguém conhece. Vamos divulgar?
– Dani, criamos uma ação interna para incentivar a doação de sangue no período do inverno, mas vai durar só um dia. Vamos divulgar?
– Estamos com uma ação pontual criada para uma Associação desconhecida, que fica no interior, mas que vai ajudar as crianças locais. Vamos divulgar?

Sempre surgia a minha indignação…
– Sério que vocês querem tirar proveito do trabalho realizado para uma ONG para se autopromover?
– É brincadeira que você quer divulgar isso. Não vai fazer diferença pra ninguém!
– Mas é um dia só, a imprensa não se interessa….

E na grande maioria das vezes eu estava errada.

Hoje, depois de ver como as empresas acabam se movimentando, depois de conhecer as ações dos concorrentes ou usá-las como inspirações, enxergo esse cenário com outros olhos.

E falo com experiência de causa.

Um executivo C-Level de uma das empresas em que atuei, me questionou sobre os projetos de sustentabilidade a partir de uma matéria que foi publicada em um dos veículos que fazia parte da rotina de leitura dele. Conclusão: mais uma empresa que teve políticas sustentáveis aplicadas, criando cada vez mais consciência ambiental em várias pessoas. Sorte do planeta.

Considero a força da mídia e o seu poder de compartilhamento, como uma evolução do mercado de informação, entretenimento, cultura, comunicação e educação.

Não caberia, aqui, entrar no mérito das fake news e pessoas de má fé que, certamente, cruzarão os nossos caminhos e as nossas leituras.

Acredito que existam notícias que inspiram empresas e pessoas.

Gum-tec, um tênis feito com sola criada a partir da reciclagem de chicletes recolhidos na rua. Essa ação, criada por três empresas holandesas, está sendo compartilhada em grupos de marketing e inovação, com os links de alguns veículos de comunicação. Vai saber quando chegará na Trident Brasil, e se, não vai chegar aos ouvidos da turma de inovação. Sorte do planeta e sorte nossa.

Quando o Itaú Unibanco liberou o dress code para que as pessoas se sentissem mais à vontade para irem ao trabalho, com a campanha interna “Vou Como Sou”. Após a divulgação na mídia, muitas empresas ainda conservadoras começaram a ver o tema sob uma nova ótica. Ouvi isso pela boca de uma amiga que queria agradecer ao time do Itaú, pois a empresa em que trabalha resolveu liberar o uso de trajes menos formais, todos os dias da semana. Bye bye, Casual Friday.

E a Pepsico, com Doritos Rainbow e tantas outras ações, sempre pautando conversas e empresas com as suas ações voltadas para a diversidade.

Acreditar na força da divulgação de bons trabalhos e no resultado de cada um deles, é um trunfo que as empresas têm em mãos.

É por isso que defendo a integração da equipe de comunicação corporativa em todas as áreas da empresa.

Amplificar ações e projetos traz pontos positivos tanto para as empresas como para a sociedade.

Para resumir o que eu aprendi, inspirada por iniciativas positivas, é:

– Conheça de verdade o projeto/campanha.
– Avalie se realmente é bom.
– Crie uma estratégia com pontos relevantes sabendo que a sua notícia será compartilhada
e, principalmente….
– …divulgue. Sem moderação.

*Crédito da imagem no topo: Pete Linforth/Pixabay

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Download bem aleatório do SXSW

    Em geral, faltou debate, sendo que fazer as perguntas certas é o que pode gerar realmente um confronto de ideias

  • Cativar o consumidor

    Como os programas de fidelização podem impulsionar estratégias de negócios B2B e B2C?