Inovação constante
Acompanhar as transformações impostas pela IA na jornada de consumo e produzir conteúdo com credibilidade demandam investimentos contínuos e domínio sobre a evolução nas relações entre homens e máquinas
Ideias e conversas humanas exaltadas como protagonistas da era do agentic commerce, o modelo de e-commerce no qual os agentes de inteligência artificial (IA) atuam de forma autônoma para realizar toda a jornada de compra, desde a busca até a finalização da transação, automatizando tarefas como o preenchimento de formulários, por exemplo.
Esse foi o tom principal da 116a edição do Retail’s Big Show, maior evento da indústria global do varejo, realizado na semana passada, em Nova York, pela National Retail Federation (NRF).
Com os holofotes voltados aos robôs, a experiência de compra vive uma mudança drástica que impacta profundamente a comunicação, o marketing e a mídia. Se até aqui as pessoas exerceram a tarefa de encontrarem os produtos que querem comprar, num corredor de supermercado ou nos catálogos de opções do varejo digital, o que se estabelece como nova prática em expansão é a abordagem direta ao consumidor por mecanismos movidos pela IA, como os algoritmos das redes sociais ou os diálogos mantidos com assistentes virtuais.
“Estamos saindo das buscas e indo para conversas, que resultarão em compras sem nenhum clique”, resumiu Jason Goldberg, chief commercial strategy officer do Publicis Groupe, um dos palestrantes da NRF 2026.
Apostando que o novo horizonte abre as portas para uma união definitiva entre grandes redes varejistas e marcas de produtos e serviços com as big techs, o evento foi palco de participações em duplas, como as formadas por Pepsico e Amazon, Target e OpenAI, e Ralph Lauren e Microsoft. A síntese da NRF 2026 está nas páginas 24 a 30, em reportagens e entrevistas produzidas pela equipe de Meio & Mensagem que acompanhou o evento in loco: a editora Bárbara Sacchitiello e as repórteres Amanda Schnaider, Carolina Huertas, Taís Farias e Valeria Contado.
O conteúdo completo está disponível nas redes sociais e no site meioemensagem.com.br/nrf, que inclui, ainda, as opiniões de diversos profissionais brasileiros que passaram pela feira e pelos seminários, reunidos no blog Conexão Nova York.
Esforços como esse, que abre a edição 2026 do projeto 100 Dias de Inovação, denotam o investimento em conteúdo que influencia interesses e opiniões, reconhece trajetórias de sucesso e dá visibilidade a talentos e ideias que moldam o futuro da indústria de comunicação, marketing e mídia. Essa é uma das missões de Meio & Mensagem, que inicia o ano com mais um reconhecimento importante de que está atingindo tal objetivo.
A publicação é a fonte de informação especializada considerada mais útil para agregar valor ao trabalho de executivos de comunicação e marketing atuantes em grandes empresas no País e, também, nas principais agências de relações públicas do mercado. As citações espontâneas a Meio & Mensagem ultrapassam os 70% no consolidado dos 209 dirigentes de anunciantes, sendo que nenhuma outra fonte de informação é mencionada por mais de 30% dos entrevistados.
Entre os 211 profissionais de agências que fizeram indicações espontâneas, a liderança também é ampla, com índice superior a 75%. A constatação é da 7a edição da pesquisa PR Scope, estudo bienal realizado pela consultoria Scopen de maio a agosto do ano passado.
Conclui-se que sete em cada dez executivos de comunicação e marketing atuantes no Brasil se informam prioritariamente por Meio & Mensagem, e grande parte consulta somente as plataformas da marca para acompanhar o noticiário sobre os negócios da indústria.
Tal aprovação coroa a evolução da empresa na produção e disseminação de conteúdo multiplataforma, que contempla edição semanal, site, redes sociais, eventos, premiações, vídeos, podcasts, webinars e projetos de branded content. Ao mesmo tempo, aumenta sua responsabilidade na curadoria desse conteúdo e nas relações éticas com leitores, assinantes e parceiros.
Motivo pelo qual, mesmo com reputação consolidada ao longo de seus quase 48 anos de história, mantém o compromisso original com conteúdo de credibilidade e investimentos constantes em adaptações e diversificações capazes de ampliar seu público e alcançar sucesso em novas plataformas.