O novo marketing no mercado de beleza e bem-estar
BuscarO mercado de beleza e bem-estar não para de crescer e, de uns anos para cá, é um dos setores que mais se transformou. Se antes as empresas estavam focadas em propagandas e materiais com padrões de beleza inatingíveis, hoje, existe muito mais valor em uma comunicação real e próxima.
O marketing de influência se mantém como uma das estratégias em empresas desse mercado, mas de uma forma totalmente reinventada. Estávamos acostumados a acompanhar influenciadores defendendo o uso de produtos e realização de procedimentos estéticos para chegar em padrões de beleza inatingíveis. Hoje, falamos muito mais sobre o realce da beleza natural e o marketing de influência acompanhou essa tendência.
As empresas aprenderam a comunicar de uma forma diferente, cada vez mais, para um público real. O isolamento social, provocado pela pandemia de COVID-19, fez com que muitas marcas perdessem espaço no mundo físico – lojas em shopping, por exemplo, não mantiveram a mesma frequência de consumidores.
Logo, influenciadores e consumidores se viram no mesmo patamar: as marcas começaram a ver os consumidores, também, como ativos importantes para a visibilidade no mundo digital. Pessoas com perfis em diferentes redes sociais, mesmo que com menos seguidores que os grandes influenciadores, passaram a produzir mais conteúdo e a levar valor real para as empresas.
A Beauty Fair, maior feira de beleza das Américas, gerou um volume de negócios de R$ 400 milhões em 2021 e a organização trabalha com a perspectiva de crescimento de 5% para o mercado de beleza em 2022. Entre as tendências levantadas durante o evento, para este ano, estão os cuidados com a pele. Esse é outro exemplo claro de que o realce da beleza natural tem força crescente no mercado de estética e que isso chegou para ficar.
As marcas precisam ser cada vez mais autênticas, esse é um caminho sem volta. Existe hoje uma demanda por mais personalização e propósito. Não basta apenas ter o discurso, é preciso provar com ações em diferentes frentes, como sustentabilidade e diversidade. Tudo isso é levado em consideração na hora da decisão de compra do novo consumidor.
E além disso tudo, de ter propósito, ações com impactos reais na sociedade, as marcas precisam, ainda, oferecer uma boa experiência de compra para os consumidores – tanto física, quanto digital. E, ambas, precisam estar realmente alinhadas. A experiência multicanal é premissa básica para todos os setores, não somente o de beleza e bem-estar.
Ainda vamos acompanhar muitas mudanças no marketing das empresas de beleza, todas com um único foco: a beleza real dos consumidores. Em 2022, teremos uma forte onda de tecnologia nesse mercado que, há alguns anos, já conta com inovação para realçar a beleza das pessoas. O marketing precisa acompanhar toda essa movimentação de maneira real e com propósito para se manter em crescimento. É preciso acima de tudo trazer as vozes individuais para o centro das campanhas e produtos. O consumidor deixa de ser consumidor e passa a ser produto do produto.
A nova era do marketing pede realidade.
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