Por que ter uma cultura centrada no cliente?

Buscar

Por que ter uma cultura centrada no cliente?

Buscar
Publicidade

Opinião

Por que ter uma cultura centrada no cliente?

Você sabia que a cada três pessoas que decidem fazer uma compra, duas desistiram por conta de uma experiência negativa?

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


30 de setembro de 2022 - 14h00

(Créditos: Shutterstock)

Atualmente, é muito comum ouvirmos sobre a importância de colocar o cliente no centro do negócio. Isso parece óbvio, mas, no dia a dia, não é bem assim. Muitas empresas acreditam colocar essa cultura em prática, porém, existe uma lacuna entre o que os clientes esperam e o que elas realmente entregam. Nos últimos anos, mudou-se a forma de pensar e de se relacionar, e toda essa transformação também ocorreu nas formas de consumo, com clientes mais exigentes e inúmeras possibilidades de escolhas.

A reputação e confiabilidade de uma empresa está muito conectada ao que falam e compartilham sobre ela. Muitos consumidores buscam informações antes de decidir a compra. Prova disso é o sucesso do Reclame Aqui, plataforma que disponibiliza abertamente as avaliações e reclamações de uma marca e a melhor qualificada acaba ganhando mais credibilidade entre os consumidores.

Por isso, é imprescindível atender com excelência, oferecer informações de qualidade e focadas na experiência do cliente. A jornada de compra e fidelização vai do atendimento ao pós-venda. A venda é apenas o começo.

Colocar o cliente no centro é entender e antecipar seus desejos, é empoderá-lo, é estabelecer processos e a melhor forma de atendimento, proporcionando uma experiência encantadora. E o resultado positivo alcançado pelas empresas com esses momentos será baseado no relacionamento da marca com o consumidor, por meio de percepções e pesquisas, possibilitando a criação de soluções inovadoras, tornando-as um grande diferencial na hora da compra.

E para seguir o caminho de sucesso da experiência do cliente é preciso descobrir como foram as experiências anteriores, indagar sobre o que é possível fazer para melhorar ainda mais o atendimento e saber como foi a entrega do produto. Mais do que atender bem, é necessário encantar o cliente, saber quais os diferenciais que mais chamaram atenção para a concretização da compra.

Não podemos esquecer que tão importante quanto conquistar novos clientes é não perdê-los. A estratégia de trazer o cliente para o centro das decisões da empresa preza muito por relações transparentes e humanizadas, portanto, não basta apenas manter contato, é preciso encantá-lo, proporcionando experiências de compra, utilização e relacionamento impactantes e memoráveis.

A decisão da marca de optar por essa estratégia pode trazer muitos benefícios e proporcionar sentimentos de tranquilidade e confiança de que o cliente fez a escolha certa. Como dizia Steve Jobs, “Se você faz bons produtos, torne-os ainda melhores. Se faz bom atendimento e entrega serviços de qualidade, este é seu negócio”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Ciência comprova: intuição também vende

    É bom ter em mente que o erro possui um valor intrínseco nas criações

  • Não avançaremos sozinhos, o racismo sabe dar olé

    De acordo com o Instituto Ethos, em 2019 eram duas mulheres negras em cadeiras de presidência nas 500 maiores empresas do Brasil