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Opinião

Por que ter uma cultura centrada no cliente?

Você sabia que a cada três pessoas que decidem fazer uma compra, duas desistiram por conta de uma experiência negativa?


30 de setembro de 2022 - 14h00

(Créditos: Shutterstock)

Atualmente, é muito comum ouvirmos sobre a importância de colocar o cliente no centro do negócio. Isso parece óbvio, mas, no dia a dia, não é bem assim. Muitas empresas acreditam colocar essa cultura em prática, porém, existe uma lacuna entre o que os clientes esperam e o que elas realmente entregam. Nos últimos anos, mudou-se a forma de pensar e de se relacionar, e toda essa transformação também ocorreu nas formas de consumo, com clientes mais exigentes e inúmeras possibilidades de escolhas.

A reputação e confiabilidade de uma empresa está muito conectada ao que falam e compartilham sobre ela. Muitos consumidores buscam informações antes de decidir a compra. Prova disso é o sucesso do Reclame Aqui, plataforma que disponibiliza abertamente as avaliações e reclamações de uma marca e a melhor qualificada acaba ganhando mais credibilidade entre os consumidores.

Por isso, é imprescindível atender com excelência, oferecer informações de qualidade e focadas na experiência do cliente. A jornada de compra e fidelização vai do atendimento ao pós-venda. A venda é apenas o começo.

Colocar o cliente no centro é entender e antecipar seus desejos, é empoderá-lo, é estabelecer processos e a melhor forma de atendimento, proporcionando uma experiência encantadora. E o resultado positivo alcançado pelas empresas com esses momentos será baseado no relacionamento da marca com o consumidor, por meio de percepções e pesquisas, possibilitando a criação de soluções inovadoras, tornando-as um grande diferencial na hora da compra.

E para seguir o caminho de sucesso da experiência do cliente é preciso descobrir como foram as experiências anteriores, indagar sobre o que é possível fazer para melhorar ainda mais o atendimento e saber como foi a entrega do produto. Mais do que atender bem, é necessário encantar o cliente, saber quais os diferenciais que mais chamaram atenção para a concretização da compra.

Não podemos esquecer que tão importante quanto conquistar novos clientes é não perdê-los. A estratégia de trazer o cliente para o centro das decisões da empresa preza muito por relações transparentes e humanizadas, portanto, não basta apenas manter contato, é preciso encantá-lo, proporcionando experiências de compra, utilização e relacionamento impactantes e memoráveis.

A decisão da marca de optar por essa estratégia pode trazer muitos benefícios e proporcionar sentimentos de tranquilidade e confiança de que o cliente fez a escolha certa. Como dizia Steve Jobs, “Se você faz bons produtos, torne-os ainda melhores. Se faz bom atendimento e entrega serviços de qualidade, este é seu negócio”.

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