Publicidade

Opinião

A faxina que gera engajamento

O engajamento só evidencia que é possível falar sim sobre qualquer assunto, de forma simples, divertida e que traga resultados reais para os consumidores e para as marcas

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


14 de março de 2024 - 6h00

Com quase 4 milhões de publicações e mais de 117,8 bilhões de visualizações, a #CleanTok tem sido um sucesso no TikTok, mundialmente. No Brasil, onde sempre tivemos uma relação ainda mais profunda com nossos lares e uma conexão especial com as tarefas domésticas e higiene pessoal, os conteúdos de limpeza são cada vez mais relevantes.

Seja por demonstrarem que a rotina de limpeza e cuidados com a casa pode ser leve e divertida, pelos conteúdos ASMR que trazem o antes e o depois de faxinas, ou mesmo pelo aumento do interesse da Geração Z em relação ao tema desde a pandemia, o movimento desses cleantokers tem contribuído muito para trazer novas ideias, dicas para diversas tarefas, e nos ajudar a entender, cada vez mais, os hábitos e necessidades desse público.

Um estudo realizado pela Openbox, no ano passado, identificou que os consumidores sentem paz, alívio e satisfação após finalizarem a rotina de limpeza da casa. E, como uma empresa que alcança 100% dos lares brasileiros, queríamos reforçar que essa atividade pode ser prazerosa, inserir o tema nas conversas do dia a dia, e também ajudar a ampliar as vozes dos cleanfluencers.

Quando iniciamos nossa parceria com o TikTok, em 2023, para impulsionar a #CleanTok, essa que já era uma das comunidades mais relevantes na plataforma, nosso objetivo era abraçar a alegria da limpeza. E o que vimos até agora foi um público extremamente engajado. As pessoas têm usado a barra de busca para encontrar soluções e truques de limpeza e os influenciadores dedicados ao assunto ganham milhares de seguidores a cada semana.

No fim do ano passado, a categoria #CleanTok foi, inclusive, inserida na edição brasileira do TikTok Awards. E, desde o início da iniciativa, a hashtag registrou um aumento de mais 35 bilhões de visualizações.

Outra pesquisa do TikTok também reforça a influência da rede e de seus criadores de conteúdo. Segundo o levantamento, 57% das pessoas que usam a plataforma no Brasil afirmam ter encontrado novos produtos de limpeza nesse ecossistema e 87% das pessoas que procuram por vídeos de higiene pessoal dizem que o TikTok possui conteúdos muito relevantes.

O engajamento só evidencia que é possível falar sim sobre qualquer assunto, de forma simples, divertida e que traga resultados reais para os consumidores e para as marcas. Enquanto cresce o interesse dos jovens por conteúdos autênticos, abre-se ainda mais espaço para muitos usuários das redes sociais que compartilham suas rotinas diárias de limpeza, dicas práticas e valiosas e recomendações de produtos.

Com isso, ganha o consumidor, com um conteúdo genuíno, útil e agradável, e ganha a marca, com audiência, valor agregado e oportunidades de negócios.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Golpes e fraudes impactam e-commerce no Brasil em R$ 8,5 milhões por empresa

    Golpes e fraudes impactam e-commerce no Brasil em R$ 8,5 milhões por empresa

    No ano passado, aumentou em 70% o número de vítimas de ataques cibernéticos ou vazamentos de dados, se comparado com 2022

  • Anunciantes perdem dinheiro de publicidade para bots

    Anunciantes perdem dinheiro de publicidade para bots

    Prática de automatização faz com que os anunciantes desperdicem até 20% do orçamento de publicidade digital