Publicidade

Opinião

A faxina que gera engajamento

O engajamento só evidencia que é possível falar sim sobre qualquer assunto, de forma simples, divertida e que traga resultados reais para os consumidores e para as marcas

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


14 de março de 2024 - 6h00

Com quase 4 milhões de publicações e mais de 117,8 bilhões de visualizações, a #CleanTok tem sido um sucesso no TikTok, mundialmente. No Brasil, onde sempre tivemos uma relação ainda mais profunda com nossos lares e uma conexão especial com as tarefas domésticas e higiene pessoal, os conteúdos de limpeza são cada vez mais relevantes.

Seja por demonstrarem que a rotina de limpeza e cuidados com a casa pode ser leve e divertida, pelos conteúdos ASMR que trazem o antes e o depois de faxinas, ou mesmo pelo aumento do interesse da Geração Z em relação ao tema desde a pandemia, o movimento desses cleantokers tem contribuído muito para trazer novas ideias, dicas para diversas tarefas, e nos ajudar a entender, cada vez mais, os hábitos e necessidades desse público.

Um estudo realizado pela Openbox, no ano passado, identificou que os consumidores sentem paz, alívio e satisfação após finalizarem a rotina de limpeza da casa. E, como uma empresa que alcança 100% dos lares brasileiros, queríamos reforçar que essa atividade pode ser prazerosa, inserir o tema nas conversas do dia a dia, e também ajudar a ampliar as vozes dos cleanfluencers.

Quando iniciamos nossa parceria com o TikTok, em 2023, para impulsionar a #CleanTok, essa que já era uma das comunidades mais relevantes na plataforma, nosso objetivo era abraçar a alegria da limpeza. E o que vimos até agora foi um público extremamente engajado. As pessoas têm usado a barra de busca para encontrar soluções e truques de limpeza e os influenciadores dedicados ao assunto ganham milhares de seguidores a cada semana.

No fim do ano passado, a categoria #CleanTok foi, inclusive, inserida na edição brasileira do TikTok Awards. E, desde o início da iniciativa, a hashtag registrou um aumento de mais 35 bilhões de visualizações.

Outra pesquisa do TikTok também reforça a influência da rede e de seus criadores de conteúdo. Segundo o levantamento, 57% das pessoas que usam a plataforma no Brasil afirmam ter encontrado novos produtos de limpeza nesse ecossistema e 87% das pessoas que procuram por vídeos de higiene pessoal dizem que o TikTok possui conteúdos muito relevantes.

O engajamento só evidencia que é possível falar sim sobre qualquer assunto, de forma simples, divertida e que traga resultados reais para os consumidores e para as marcas. Enquanto cresce o interesse dos jovens por conteúdos autênticos, abre-se ainda mais espaço para muitos usuários das redes sociais que compartilham suas rotinas diárias de limpeza, dicas práticas e valiosas e recomendações de produtos.

Com isso, ganha o consumidor, com um conteúdo genuíno, útil e agradável, e ganha a marca, com audiência, valor agregado e oportunidades de negócios.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como as redes sociais podem contribuir na conversão do e-commerce?

    Como as redes sociais podem contribuir na conversão do e-commerce?

    Levantamento da Nuvemshop aponta maior interferência das redes sociais na venda direta de produtos online no primeiro semestre

  • Pipeline Capital lança concurso para startups de GenAI Commerce

    Pipeline Capital lança concurso para startups de GenAI Commerce

    Iniciativa visa reconhecer IA como elemento acelerador do crescimento das empresas na área de varejo e e-commerce no Brasil