Assinar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Porque anunciar o produto é o produto

Buscar
Publicidade


26 de novembro de 2021 - 14h00

Responda rápido: a casca da maçã é a maçã?

É, né?

Os anúncios são os novos produtos (Créditos: BestForBest/Shutterstock)

Pois anunciar o produto, na mesma lógica, é o produto.

Imaginar diferente é que provoca aquelas dicotomias nada produtivas, nem inteligentes, para empresas e marcas.

Na companhia, tem a turma do produto e a turma do marketing. Algumas colocam hierarquicamente a turma de produto embaixo do marketing, o que é bem mais razoável do que não fazer assim, mas ainda assim, são silos.

De verdade, não consigo imaginar nenhuma única vantagem nisso. A não ser estúpidas brigas de poder corporativas.

Anunciar o produto é o produto porque a casca da comunicação dá sentido social e mercadológico à existência daquele sabonete. Um produto sem a comunicação do produto é um commodity sem vida que pode eternizar-se em sua inexistência nos depósitos das indústrias para sempre, sem ninguém nunca – a não ser o pessoal de produto – tenha a menor ideia de que ele foi criado.

Lembra Shakespeare? Ser ou não ser, eis a questão, certo?

Pois então.

Publicidade

Compartilhe

Veja também