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20 de junho de 2018 - 11h08
O estudo “Lifetime Value: a pedra fundamental do marketing de aplicativos” realizado pela AppsFlyer em cooperação com o Facebook, analisou 2.4 bilhões de dólares em receita gerados por 3.800 aplicativos de games, viagens e compras,em todo o mundo e 240 milhões de instalações não orgânicas durante o primeiro semestre de 2018, proporcionando múltiplos pontos de referência para as verticais chave. Uma das conclusões mais importantes do estudo, é que a receita impulsionada pelo marketing aumentou 80% desde 2016.
O Lifetime Value é a receita total que um negócio gera a partir de um usuário ao longo do tempo em que ele usa um app. O número de LTV informa ao marketing quanto pode investir para adquirir um usuário que siga gerando lucro. O aumento do tráfego pago e a queda das aquisições orgânicas tornam o LTV fonte fundamental de informação para decisões inteligentes de investimento na publicidade móvel.
“Os profissionais de marketing mais sofisticados estão integrando o LTV como um indicador chave de um crescimento sustentável e lucrativo. Mensurando o LTV e agindo com base nesses insights, eles estão dando a si mesmos uma clara vantagem competitiva sobre aqueles que olham apenas para o CPI.”, diz Bryan Wang, do Marketing Science do Facebook.
Ou seja, não basta instalar, precisa usar, reusar e continuar gastando dentro do app. A seguir, veja os dados mais interessantes revelados pela investigação conjunta do Facebook com a AppsFlyer – plataforma líder global de tracking e mensuração de publicidade móvel:
Apps de Viagens
• A parcela de viajantes do iOS é 50% maior que do Android
• O LTV de um app de viagens é 60% maior com um usuário iOS
• Usuários orgânicos apresentam 2,5 vezes mais probabilidade de efetuar reservas.
• No Brasil, apenas 1,4% dos usuários de apps de viagens reservam no primeiro dia de uso. 6% reservam no 30º dia do aplicativo.
• No Reino Unido essa taxa de conversão no primeiro dia é mais de três vezes maior.
• Receita LTV 180 dias – Brasil: US$11,58
• 25% a 45% dos usuários pagantes reservam mais de uma vez em 90 dias.
Apps de Compras
• Os consumidores de aplicativos de compras geralmente conhecem a marca antes de instalar seu aplicativo. Como resultado, a afinidade com a marca é forte e a alta parcela de usuários pagantes nessa vertical também é alta;
• Receita média por usuário em 90 dias: US$13.88
• O usuário médio do iOS gasta 70% a mais do que o usuário do Android
• No Brasil o LTV em 90 dias é de US$4,04 por usuário;
• No Brasil, 24% dos compradores realizam até 3 aquisições em 90 dias;
• A quantidade global de conversões aumenta 70% do 7º dia de uso do aplicativo até o 30º dia.
Apps de jogos
• A diferença entre usuários orgânicos é pequena.
• Quando se trata de jogos, o marketing apresenta mais experiência em publicidade por dados;
• Apps de jogos têm natureza mais experimental não exigindo afinidade com a marca.
• Receita média por usuário em 90 dias: US$1.70
• Usuários brasileiros são os que menos geram receita;
• LTV dos usuários não orgânicos no Brasil em 90 dias: US$0,20
• LTV dos usuários orgânicos no Brasil em 90 dias: US$25,68
• São os usuários pagantes que comandam o barco nos apps de jogos;
“Em um mercado dominado pelo modelo gratuito, é fundamental que aplicativos foquem as estratégias que gerem receita após o download. A mensuração do LTV é a chave que permitirá aplicativos monetizarem e impactarem o público-alvo a longo prazo”, diz Daniel Junowicz, diretor da AppsFlyer para América Latina.