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Dove resgata confiança feminina em Patches, criada pela Ogilvy Brasil
Na ação, marca volta ao tema da autoestima feminina, o mesmo do sucesso ?Retratos da real beleza?
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9 de abril de 2014 - 2h10
POR FELIPE TURLÃO
Do Meio & Mensagem
Estreia nesta quarta-feira, 9, mais uma campanha de grande porte criada pela Ogilvy Brasil para a Dove para retratar o constante conflito das mulheres em relação à autoestima. Com versões para 65 países, a iniciativa “Adesivos” foi um experimento que lembra, de certa forma, o promovido pelo laureado “Retratos da real beleza”, vencedor de 14 Leões no Festival Internacional de Criatividade de Cannes de 2013, incluindo o Grand Prix de Titanium, inédito para uma agência brasileira — o case consistia em dois retratos falados que mostravam que as mulheres se acham menos bonitas do que os outros pensavam que elas eram.
Novamente o escritório local venceu concorrência interna da rede Ogilvy e conseguiu emplacar o projeto criado por Bruno Xavier e Renato Zandoná, e apresentado na Unilever pelo diretor de atendimento Ricardo Honegger e pelo vice-presidente de criação Anselmo Ramos — que está preparando sua saída da Ogilvy Brasil para dirigir o escritório da David em Miami).
A parte central do novo experimento é o “adesivo da beleza”. As sete mulheres participantes, todas moradoras de Los Angeles, cidade onde a campanha foi filmada, foram convidadas pela conhecida psicóloga Ann Kearney-Cooke, autora de best-sellers em sua área de estudo, a utilizarem o adereço por duas semanas, período no qual elas passariam a se sentir mais bonitas. Imaginando estar participando de um tratamento, elas notam a melhora dia após dia, sentindo-se mais confiantes e bonitas, enquanto foram filmadas por câmeras que acompanham suas reações — produção da Caviar Los Angeles, com direção de Kristopher Belman.
Todos os dias as participantes gravavam depoimentos contando as mudanças que estavam sentindo, e todas concordaram que o uso do adesivo as ajudou a transformar a rotina diária de uma maneira que não tinham imaginado ser possível.
Ao final, a grande surpresa: o adesivo era um placebo e por baixo dele havia a inscrição “nada”. A lição do comercial é que a beleza é um estado de espírito, e que foi isso o que realmente mudou nelas. “Essas mulheres, como tantas outras, lutam para reconhecer sua própria beleza e isso afeta severamente sua vidas. Esse experimento foi projetado para ilustrar que a beleza é um estado de espírito e que o poder de se sentir bonita vem de dentro”, afirma a psicóloga.
A campanha foi uma resposta à pesquisa The real truth about beauty: revisited, feita em 2011, que constatou que 80% das mulheres dizem se sentir muito mais confiantes quando estão bonitas. O estudo destaca que o estado de espírito pode desbloquear um poderoso sentimento de beleza que vive dentro de todas as mulheres, fenômeno detectado pelo experimento.
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