Notícias
O engenheiro que virou marketeiro
Não há mais espaço para intuição, é preciso entender definitivamente que o cliente está em busca de assertividade e performance - e é papel do marketing entregá-los
Não há mais espaço para intuição, é preciso entender definitivamente que o cliente está em busca de assertividade e performance - e é papel do marketing entregá-los
ProXXIma
12 de abril de 2017 - 7h01
Por André Palis (*)
É fato: estamos vivendo uma revolução dos dados aplicados aos negócios. Ainda assim, segundo a Forbes, somente 0,5% de toda a informação disponível online foi analisada e empregada para fins comerciais. Agora imagine o potencial dos outros 99,5% que ainda podem ser explorados?
Tantos dados não constituem apenas um gigantesco banco de informações: eles representam a oportunidade de transformá-los em insights valiosos, capazes de alavancar as vendas e o crescimento de qualquer negócio. E essa é a nova fronteira do marketing.
Os tempos em que apenas a convicção bastava para rodar uma campanha acabaram. O novo mundo da comunicação gira em torno dos números, das informações analíticas e dos dados. Para gerar valor, é essencial agregar conhecimento de negócios e de marketing com inteligência aplicada através de matemática e estatística. Daí a necessidade de ter profissionais com esse perfil e o porquê destas disciplinas terem se tornado indispensáveis.
O marketing sempre foi uma área onde criatividade, intuição e emoção foram os principais motores. Isso continua valendo, claro, mas em mundo extremamente recheado de informações e dados o diferencial passou a ser mais racional, analítico e assertivo: agora, medir detalhadamente a performance de uma campanha não é só possível, como vem se tornando o modus operandi do marketing digital. Essas são características naturais dos engenheiros, que investem muito tempo e recursos em planejamento e análise.
Na Raccoon, 90% dos nossos colaboradores são formados em cursos das áreas de Engenharia, Matemática e Tecnologia de universidades de ponta como USP e UFSCar. Com sede em São Carlos, interior de São Paulo, polo tecnológico e que abriga as duas universidades, conseguimos captar e capacitar profissionais de outras áreas para inseri-los na rotina de marketing.
Por que contratar engenheiros?
Ora, o mundo do marketing hoje está cada dia mais agitado e imediatista. Tudo é online e na hora. Além disso, o grande número de canais de comunicação, relacionamento e engajamento traz uma grande complexidade na gestão das marcas. Por isso um time multiespecialista é tão importante nesse ecossistema de comunicação pautado por números.
Não se trata de diminuir a importância do criativo, nem da publicidade em geral. O que esperamos é dar à publicidade o mindset do pensamento científico, deixando cada vez mais de lado a intuição e o senso comum para se apoiar em números e resultados reais. Afinal, existe muito espaço no online para ser criativo e inovador, mas existe uma área em franco crescimento, a da performance, que incorpora a criatividade aos dados para alcançar resultados concretos.
Cada vez mais as áreas de Gestão, Marketing e Comunicação vão necessitar de uma base quantitativa. Buscar a expertise de diversas áreas é o oxigênio deste mercado. Acompanhe as tendências e busque o ROI incansavelmente. Isso fará toda diferença no seu negócio.
(*) André Palis é co-fundador e diretor comercial da Raccoon, agência de marketing de performance
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores