Americanas vai de Guiness a Paulo Vieira na Black Friday
Varejista amplia o período de descontos e quer aproveitar omnicanalidade para conquistar a atenção do público
Paulo Vieira estrela campanha de Black Friday da Americanas (Crédito: Divulgação)
A Black Friday, que neste ano acontece em 28 de novembro, é uma das principais datas para o varejo ocidental. Por isso, muitas varejistas aproveitam a ocasião para desenvolver ofertas e ampliar o relacionamento com os clientes.
Esse é o caso da Americanas, que neste ano transformará o mês inteiro em temporada de ofertas. Embora o “Black November” não seja uma novidade no varejo, a companhia vai se apropriar de um conceito que já faz parte de sua estratégia: o “Cestaço”.
Essa iniciativa faz parte das ações da marca nos últimos meses, com a promoção de descontos todas as sextas-feiras para os clientes, em um movimento faz parte da estratégia de entender o comportamento do consumidor, seja por meio de dados ou social listening, que será algo extremamente relevante para essa black.
“Nós entendemos o nosso cliente. Ele passa na Americanas todos os dias, mas tem o costume de buscar mais ofertas no fim da semana”, afirma Washington Theotonio, CMO da Americanas.
Seguindo nessa linha de comunicação, a marca aproveitará seu ícone – a cesta – para poder ativar a comunicação com o cliente com a “Black Cesta”, a fim de integrar ações físicas e digitais. “Durante esse período. o lugar onde colocaremos as promoções será na cestinha, que é um ícone muito reconhecido para o nosso cliente”, completa o executivo.
Americanas investe em campanha com Paulo Vieira
Para o período de Black Friday, que demanda muita atenção dos consumidores, a Americanas decidiu investir em uma estratégia multiplataforma. A começar pela campanha estrelada por Paulo Vieira, criada pela Suno United Creators e que tem como mote “Black Cestas – Toda Sexta é Black Friday”.
Além de antecipar as condições especiais em produtos selecionados de todas as 40 categorias da varejista, o humorista também reforça a conexão afetiva da marca com o público fazendo uma provocação que traduz o objetivo da empresa na data: “Por que ter só uma Black Cesta se podemos ter quatro?”.
A campanha integra experiências físicas e digitais a fim de encontrar o cliente em diferentes pontos da sua jornada de pesquisa e compras. “Os pontos físicos são um diferencial na omnicanalidade. Vivemos um mundo onde tudo está digitalizado e valorizamos o canal olho no olho”, explica Theotonio.
O executivo completa dizendo que o canal físico será uma das grandes apostas da marca para a ocasião. “Sempre mantivemos essa integração e nos movimentos mais recentes optamos por fortalecer o canal físico para ser a complementaridade ao digital”, completa.
E para complementar a campanha, a Americanas terá cestinhas motorizadas andando pelos shoppings e lojas anunciando as promoções e uma ação com Uber. com carros adesivados e cestas no teto, promovendo uma experiência de trajeto.
Americanas quer entrar para o Guiness Book
A comunicação será amplificada em uma estratégia multicanal, com divulgação da campanha nas redes, onde existe um trabalho de social listening forte, na TV e no rádio.
Este último canal será uma das grandes apostas da marca, que quer bater o recorde de exibição de ofertas. A varejista aproveitará a sua emissora própria, que toca em todas as lojas, passando das 100 horas de transmissão.