Paulo Vieira estreia como rosto da Americanas
Com campanha, varejista reforça a assinatura "Cestaço" e pretende ampliar alcance da marca pelos próximos seis meses
Paulo Vieira é o novo garoto-propaganda da Americanas. O ator estrelará a campanha que reforça a assinatura “Cestou”, fazendo alusão à cesta de compras e à expressão “sextou”, uma das alegrias do brasileiro e uma estratégia para competir com a tendência de datas duplas do varejo.
O filme estreia nesta quinta-feira, 4, com veiculação nacional em canais on e off-line, e peças adaptadas regionalmente.

Paulo Vieira é o novo garoto-propaganda da Americanas (Crédito: Reprodução)
No primeiro semestre, a varejista passou a integrar a carteira de clientes da Suno United Creators após sete anos de parceria com a WMcCann. A Páscoa foi o primeiro momento de virada da rede, lembra o CMO, Washington Theotônio. Na ocasião, havia o intuito de se tornar a principal escolha do consumidor.
Agora, a ação com Vieira tangibilizará as movimentações desde o começo do ano e dará o pontapé para a ampliação de alcance da marca para os próximos seis meses – importantes para o varejo brasileiro, com datas como Black Friday e Natal.
“Ele é o próprio Brasil, é um contador de histórias nato e viaja por todo o País. Temos Americanas em todos os estados, com uma capilaridade gigantesca. Essa relação local é muito importante, entendemos isso em pesquisa pelas lojas físicas e acesso tanto com aplicativo quanto site”, afirma o CMO.
Confira o vídeo do anúncio, em que Paulo fala sobre o início do Saldão da rede:
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A campanha também rodará sob a proposta de unificar performance e branding, trazendo uma nova proposta de valor. Em pesquisas realizadas junto à Suno United Creators, entre quantitativas e grupos focais, Americanas entendeu a relação de afetividade que mantém com os brasileiros, bem como as alegrias
“Não existe uma campanha institucional de Americanas sem passar por performance, porque ela é uma instituição que dá acesso”, descreve Guga Ketzer, sócio e fundador da Suno, salientando o amor da marca por parte dos brasileiros e o foco na curadoria de produtos tanto de acordo com o que o consumidor precisa para si e para outros, como nas condições de pagamento, ofertas e descontos.
A curadoria, complementa Teotônio, configura um critério de diferenciação em meio ao varejo aquecido no Brasil e também ultrapassa a barreira da relação com os consumidores, sendo benéfica para firmar estratégias junto a fornecedores. Um exemplo foi o lançamento exclusivo na rede da edição do biscoito Oreo Wandinha, da Mondelez. A ação de retal media resultou em um aumento de 50% nas vendas do item nas lojas físicas e quase o dobro em canais digitais.
“Vínhamos de um momento de transformação em que tínhamos muita coisa para arrumar dentro de casa. Demos essa base estruturante do que era o movimento de transformação que imaginamos para o futuro e por isso fizemos a proposta de valor no começo desse ano – não à toa, é para justamente investigar de forma mais profunda essa relação que temos com o consumidor, e em que momento que aceleramos do ponto de vista de marca e de branding”, aponta o CMO.
Na última semana, a Americanas anunciou Fernando Soares como novo CEO. Leonardo Coelho, que ocupa a cadeira desde fevereiro de 2023, integrará o Comitê Financeiro da empresa.