Opinião
Mídia programática ou marketing programático?
Com a evolução constante da tecnologia, há um imenso potencial para as empresas se beneficiarem cada vez mais da mistura entre dados, estratégia e criatividade
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26 de janeiro de 2022 - 6h00
O ano de 2021 testemunhou um aumento drástico nos gastos com mídia programática à medida que o setor continuou a crescer em todo o mundo. De acordo com um estudo, a compra programática atingiu quase US$ 455 bilhões em gastos em 2021, com os anunciantes buscando cada vez mais os melhores resultados. O futuro do mercado promete, pois o setor continuará a crescer com um investimento estimado em publicidade que deve chegar a quase US$ 524,31 bilhões em 2022. Enquanto o mundo do marketing digital avança em direção a algumas mudanças importantes, o que 2022 realmente reserva?
Com as leis de privacidade de dados se tornando mais rigorosas, tenho investido cada vez mais no conceito de marketing programático. O que isso quer dizer? Estou há anos trabalhando com mídia programática, buscando desmistificá-la, e agora venho falar sobre marketing programático? Explico: a mídia programática é, basicamente, a compra de mídia em diversos espaços, de forma automatizada, através de uma ferramenta que utiliza estratégias e os clusters disponíveis no mercado. No marketing programático, além da mídia, eu posso somar, por exemplo, o CRM da marca, montar o planejamento de business intelligence com Google Analytics, considerar o resultado da mídia programática, cruzar os dados e aproveitar os insights para melhorar a minha criação, o que é preciso colocar no meu site, nas minhas peças criativas, enfim, consigo ter uma visão e resultados muito mais amplos e completos. É como um cientista que trabalha com inovação e cruza elementos para criar algo novo.
Claro que todas as abordagens do marketing digital têm seus prós e contras. No entanto, não há nenhuma lei dizendo que você não pode ampliar seus conceitos misturando dados e inteligência. Escolher o caminho certo para sua campanha não significa considerar apenas uma opção. Tanto o marketing quanto a mídia programática podem (e devem!) ser usados simultaneamente em uma campanha de marketing.
Apesar de alguns profissionais ainda serem bastante céticos com relação à mídia programática, nos mais de 15 anos desde o seu nascimento, ela realmente cumpriu sua promessa original de ser o futuro da publicidade na web. Agora, é parte fundamental da maioria das estratégias de marketing omnichannel. O interessante é que, à medida que a tecnologia se desenvolve, os profissionais de marketing são expostos a cada vez mais oportunidades para encontrar e engajar seus principais clientes.
Com a evolução constante da tecnologia, há um imenso potencial para as empresas se beneficiarem cada vez mais da mistura entre dados, estratégia e criatividade, e isso é o marketing programático.
**Crédito da imagem no topo: Fit Ztudio/Shutterstock
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