Assinar
Publicidade
Opinião

Gramado Ao sul do meu coração

Obrigado, Gramado e Canela, foi um prazer conhecê-las

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


31 de julho de 2023 - 9h29

Crédito: Leonardo Lazzarotto

Tive a oportunidade de passar as férias de inverno em Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul. Frio, sol de inverno, experiências de entretenimento, gastronomia ao redor do fogo e vinho, muito vinho! Nisso que a Serra Gaúcha é mestre em oferecer. Desde opções temáticas até sofisticadas, lá tem de tudo.

Gramado recebe cerca de 6,5 milhões de turistas por ano, com maior fluxo durante os meses de maio a agosto, quando ocorre o inverno brasileiro, e no Natal. É a segunda cidade mais visitada do Brasil.

O turismo na cidade gera mais de R$ 1,5 bilhão anualmente para a economia local, representando cerca de 86% do Produto Interno Bruto (PIB). Com mais de 6 milhões de potenciais consumidores movimentando-se pela cidade, é natural que a Publicidade do Interior do Brasil, outro setor do PIB, esteja presente. A Imobi mídia, líder em OOH (Out-of-Home) na Serra Gaúcha, exibe a publicidade das marcas para essa ampla audiência, abrangendo diversos setores como varejo, telecomunicações, têxtil e calçados, mercado imobiliário, indústria do entretenimento e beleza.

Um dos formatos de mídia mais charmosos, que harmoniza com a arquitetura da cidade, são os Concierges, ambientes democráticos e autossustentáveis que, com apenas 12 metros quadrados, conseguem reunir cultura, turismo, sustentabilidade e tecnologia. Esse projeto foi uma concessão pública realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, com o objetivo de revitalizar os antigos Largos Culturais que estavam abandonados na cidade.

Além de fornecer informações turísticas, os Concierges também oferecem outros serviços como aluguel de bicicletas, empréstimo de guarda-chuvas, locação de carrinhos de bebê, ingressos para parques e passeios, vouchers de restaurantes, carregadores de celulares e eletrônicos, acesso ao sistema Wi-Fi, entre outros. Se você não viu um Concierge em Gramado, você não foi a Gramado.

Essas parcerias público-privadas são cada vez mais tendências do setor. A experiência de serviço com exibição de mídia OOH como serviço é atrativa, não interruptiva, embeleza a cidade e desperta o interesse dos anunciantes.

Ao olharmos para trás, podemos constatar que Gramado se reinventou. Se tivesse permanecido estagnada nos anos 80, não teria se tornado esse exemplo de turismo nacional. Não faltam opções para as crianças, como museus, pizzarias temáticas, parques de lendas, dinossauros e outras diversões. O jornalista Fernando Dourado mencionou em um de seus artigos que há quem considere alguns desses entretenimentos bregas, mas o que seriam dos pais sem esses roteiros que encantam as crianças?

De qualquer maneira, também há muitas opções para aqueles que apreciam o lado rústico sofisticado, como o maravilhoso restaurante 1835, em Canela. São 18 motivos para ir e, após a visita, 35 adjetivos para recomendá-lo. Localizado no mirante Laje de Pedra, o restaurante é dedicado à arte, cultura e gastronomia, homenageando o legado do Hotel Laje de Pedra. Em breve, será o primeiro destino na América do Sul a oferecer estadias pela rede europeia Kempinski, que adquiriu toda a estrutura com mais de 3 mil metros quadrados, que exalta a natureza exuberante e a vista espetacular do Vale do Quilombo.

No momento, além do 1835 Carne e Brasa, o Mirante conta com um Anfiteatro, Belvedere, Bar do Laje, Intervenção artística Casulo (feita pela artista Heloisa Crocco), Galeria do Laje e Sala Experiencial. Em seguida, um grandioso projeto imobiliário com residências de lazer sofisticadas e um hotel seis estrelas serão entregues no final de 2024.

A Serra Gaúcha é deslumbrante em sua natureza e com um povo acolhedor, permanecerá em nossa memória afetiva. E, como diz a tradicional canção gaúcha “Castelhana”: “Tá frio na minha cidade, a bem da verdade está frio demais. Ao sul do meu coração, quero tempo bom, só você me traz…”

Obrigado, Gramado e Canela, foi um prazer conhecê-las.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • IBM e expectativas para 2025: sustentabilidade, segurança e automação

    IBM e expectativas para 2025: sustentabilidade, segurança e automação

    Com IA como carro-chefe, executivos da empresa de tecnologia falam sobre as tendencias tecnológicas para o ano que vem

  • 10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media

    10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media

    Bruno Almeida, CEO da empresa, destaca temáticas como IA, programática e social commerce