TV “zicada” do Magazine Luiza rende processo no Conar
Ação feita durante a Copa do Mundo, que sugeria aos consumidores que não assistissem à Copa no mesmo televisor que exibiu o 7X1, foi julgada pelo Conselho de Ética da entidade
TV “zicada” do Magazine Luiza rende processo no Conar
BuscarTV “zicada” do Magazine Luiza rende processo no Conar
BuscarAção feita durante a Copa do Mundo, que sugeria aos consumidores que não assistissem à Copa no mesmo televisor que exibiu o 7X1, foi julgada pelo Conselho de Ética da entidade
Bárbara Sacchitiello
4 de outubro de 2018 - 10h51
Um pouco antes da Copa do Mundo de 2018, o Magazine Luiza fez uma campanha publicitária que brincava com a mais difícil das derrotas esportivas que o torcedor brasileiro já teve de enfrentar. Para convencer às pessoas a comprarem uma nova TV para acompanhar os jogos da Copa da Rússia, a rede de lojas usou o divertido argumento de que era melhor não assistir ao Mundial da Rússia no mesmo televisor que exibiu o 7X1, em 2014.
Com o nome de #SaiZica, a campanha oferecia descontos para quem apresentasse sua TV antiga na compra de uma nova. A ação publicitária gerou até desdobramentos, quando o Magazine Luiza questionou aos consumidores a respeito do destino das “TVs zicadas”. Sem surpresas, a Argentina foi escolhida para receber o carregamento do “azar” e a marca chegou até a postar um vídeo a respeito da brincadeira. Relembre:
Passada à Copa da Rússia, nem brasileiros e nem argentinos tiveram o que comemorar. E o Magazine Luiza ainda foi alvo de um processo no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Algumas pessoas não gostaram do tom usado na campanha, alegando que a rede fez uso de “superstição”, mencionando supostas “forças ocultas” que os aparelhos teriam. Por conta dessas alegações de que a campanha acabou esbarrando na área da crença das pessoas, o Conar abriu um processo para analisar o conteúdo.
O caso foi julgado na semana passada e, por unanimidade, os conselheiros do Conar julgaram que a ação e mensagem não contêm nenhuma irregularidade. Dessa forma, o Magazine Luiza fica isento de qualquer tipo de medida ou punição.
Compartilhe
Veja também
Meta pede reconsideração, mas ANPD mantém restrição sobre IA
Autoridade Nacional de Proteção de Dados recebeu pedido de reconsideração da determinação, mas manteve a big tech proibida de usar dados de usuários para treinar ferramentas de inteligência artificial
Masp vai hastear bandeira LGBT+ durante a Parada de São Paulo
Iniciativa inédita foi idealizada pelo Castro Festival e viabilizada pela marca Amstel