O futuro do live marketing e as tendências que vão transformar marcas
Para quem busca estar à frente das tendências e transformar suas práticas, o festival oferece uma oportunidade única de crescimento e reinvenção
Para quem busca estar à frente das tendências e transformar suas práticas, o festival oferece uma oportunidade única de crescimento e reinvenção
7 de março de 2025 - 16h25
O que o SXSW 2025 promete trazer de novo para o live marketing? E como as marcas podem aproveitar esse evento global para se conectar de maneira mais genuína com seus públicos? Para aqueles como eu, que têm o live marketing (ou marketing de experiência, como gosto de mencionar) como paixão e profissão, o SXSW oferece uma imersão profunda no futuro, além de ser uma oportunidade para transformar a forma como as marcas se relacionam com as pessoas.
A cada ano, o evento se reafirma como o ponto de encontro obrigatório para quem deseja vivenciar as fronteiras da cultura, da tecnologia e dos negócios. Em 2025, a promessa é de um evento ainda mais dinâmico e disruptivo. A agenda já programada conta com palestras de grandes nomes como Amy Webb, Amy Gallo, John Fogerty e Maria Paula, cujas visões sobre inteligência artificial, mudanças culturais e inovações empresariais certamente gerarão reflexões profundas sobre o que está por vir. Fora as confirmações “last minute”, como a de Michelle Obama e Craig Robinson, que começaram a circular nos últimos dias.
No entanto, para mim, um dos grandes atrativos do festival está nas ativações das marcas. O SXSW mostra um reflexo do compromisso das marcas com temas como sustentabilidade, inclusão e ética empresarial, sempre com visão de futuro (que muitas vezes, já é agora!). Em um momento de crescente demanda por ESG, o evento é o palco perfeito para ver como as empresas estão alinhando seus valores a ações concretas e impactantes.
O ambiente colaborativo do SXSW é um dos seus maiores tesouros. Com mais de 345 mil pessoas de 100 países diferentes, esse clima é perfeito para oportunidades únicas de networking com pessoas de todo mundo, conectadas com os propósitos do festival. Para quem trabalha com live marketing, o SXSW é um terreno fértil para descobrir novas formas de ativar experiências imersivas, que conectem as marcas ao seu público de maneira ainda mais eficaz e autêntica.
Minha atenção também estará voltada para os debates sobre inteligência artificial, saúde e bem-estar. Noto que, são temas abordados nos últimos anos, porém com uma efervescência de como a sociedade está sendo movida a partir desses assuntos. Até porque, são temas entrelaçados e com potencial de moldar não apenas os mercados, mas também as relações humanas e profissionais. Como a IA transforma o live marketing? Como as marcas podem usar a tecnologia para criar experiências mais personalizadas e impactantes? Essas são algumas das questões que, acredito, estarão em destaque durante o evento.
Para quem busca estar à frente das tendências e transformar suas práticas, o festival oferece uma oportunidade única de crescimento e reinvenção. A pergunta agora é: as marcas brasileiras estão preparadas para abraçar o futuro que o SXSX promete?
Compartilhe
Veja também
Hugh Forrest deixa a presidência do SXSW
Diretor de programação é demitido do cargo que ocupou por mais de três décadas, como parte de uma reestruturação de equipe
Duração curta e novos locais: como será o SXSW 2026
Organização do evento detalha espaços das palestras e restringe acessos às badgets Interactive, Music e Film & TV