Assinar
De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

O que falar quando o Mundo está acabando

Kate Childs Graham e Jeff Shesol da, West Wing Writers, onde discutiram a importância de líderes empresariais se envolverem em questões sociais e políticas


12 de março de 2023 - 15h00

Crédito: Monique Evelle

Durante o SXSW participei de uma mesa cujo tema era ” O que dizer quando o mundo está acabando”, com a participação Kate Childs Graham e Jeff Shesol da, West Wing Writers, onde discutiram a importância de líderes empresariais se envolverem em questões sociais e políticas.

Eles afirmam que as empresas têm um papel importante na sociedade e, portanto, devem se posicionar sobre questões que afetam seus clientes, funcionários e a comunidade em geral. Os especialistas defendem que líderes empresariais devem ter uma compreensão clara de seus valores e interesses para poderem tomar decisões consistentes com eles e com as expectativas de seus stakeholders. Eles também ressaltaram a importância de líderes serem autênticos e evitarem parecer que estão seguindo uma fórmula ou tentando agradar a todos.

As palestrantes reconhecem que líderes empresariais podem enfrentar reações negativas em relação a suas posições, mas afirmam que é importante ser claro sobre quem está sendo ouvido e quando é precisa ajustar o curso ou permanecer firme. Elas citam o exemplo da loja de artigos esportivos Dick’s Sporting Goods, que decidiu retirar armas de assalto de suas prateleiras e enfrentou uma grande reação negativa, mas manteve sua posição com base em seus valores.

Por fim, Kate e Jeff, destacaram que não há uma fórmula mágica para lidar com questões políticas e sociais como líder empresarial e que nem tudo precisa ser abordado. É importante ter clareza sobre seus valores e interesses, bem como sobre a audiência, e ser autêntico em suas posições. Não se posicionar pode ser prejudicial, mas também é preciso evitar ser indeciso ou superficial em sua resposta.

Dicas práticas em tempos de fim do Mundo

– Definir os valores da empresa e garantir que todas as ações e comunicações estejam alinhadas a eles.
– Analisar cuidadosamente o contexto atual e antecipar possíveis problemas ou controvérsias.
– Ser transparente e honesto em todas as comunicações e ações.
– Envolva-se com a comunidade e ouça os diferentes pontos de vista.
– Estar disposto a tomar medidas concretas para resolver problemas e apoiar causas importantes para a empresa.
– Evitar ser oportunista ou cínico em relação a questões sociais e políticas.
– Ser autêntico e não tentar parecer mais engajado do que realmente é.
– Treinar os funcionários sobre como lidar com situações difíceis e como se comunicar de forma eficaz.
– Monitorar continuamente as respostas da comunidade e ajustar ações e comunicações de acordo.
– Nunca subestime o poder das palavras, importância da ação e da necessidade de prestação de contas. Mostre como evoluiu a partir da crise.

Publicidade

Compartilhe