O que falar quando o Mundo está acabando
Kate Childs Graham e Jeff Shesol da, West Wing Writers, onde discutiram a importância de líderes empresariais se envolverem em questões sociais e políticas
Kate Childs Graham e Jeff Shesol da, West Wing Writers, onde discutiram a importância de líderes empresariais se envolverem em questões sociais e políticas
12 de março de 2023 - 15h00
Durante o SXSW participei de uma mesa cujo tema era ” O que dizer quando o mundo está acabando”, com a participação Kate Childs Graham e Jeff Shesol da, West Wing Writers, onde discutiram a importância de líderes empresariais se envolverem em questões sociais e políticas.
Eles afirmam que as empresas têm um papel importante na sociedade e, portanto, devem se posicionar sobre questões que afetam seus clientes, funcionários e a comunidade em geral. Os especialistas defendem que líderes empresariais devem ter uma compreensão clara de seus valores e interesses para poderem tomar decisões consistentes com eles e com as expectativas de seus stakeholders. Eles também ressaltaram a importância de líderes serem autênticos e evitarem parecer que estão seguindo uma fórmula ou tentando agradar a todos.
As palestrantes reconhecem que líderes empresariais podem enfrentar reações negativas em relação a suas posições, mas afirmam que é importante ser claro sobre quem está sendo ouvido e quando é precisa ajustar o curso ou permanecer firme. Elas citam o exemplo da loja de artigos esportivos Dick’s Sporting Goods, que decidiu retirar armas de assalto de suas prateleiras e enfrentou uma grande reação negativa, mas manteve sua posição com base em seus valores.
Por fim, Kate e Jeff, destacaram que não há uma fórmula mágica para lidar com questões políticas e sociais como líder empresarial e que nem tudo precisa ser abordado. É importante ter clareza sobre seus valores e interesses, bem como sobre a audiência, e ser autêntico em suas posições. Não se posicionar pode ser prejudicial, mas também é preciso evitar ser indeciso ou superficial em sua resposta.
– Definir os valores da empresa e garantir que todas as ações e comunicações estejam alinhadas a eles.
– Analisar cuidadosamente o contexto atual e antecipar possíveis problemas ou controvérsias.
– Ser transparente e honesto em todas as comunicações e ações.
– Envolva-se com a comunidade e ouça os diferentes pontos de vista.
– Estar disposto a tomar medidas concretas para resolver problemas e apoiar causas importantes para a empresa.
– Evitar ser oportunista ou cínico em relação a questões sociais e políticas.
– Ser autêntico e não tentar parecer mais engajado do que realmente é.
– Treinar os funcionários sobre como lidar com situações difíceis e como se comunicar de forma eficaz.
– Monitorar continuamente as respostas da comunidade e ajustar ações e comunicações de acordo.
– Nunca subestime o poder das palavras, importância da ação e da necessidade de prestação de contas. Mostre como evoluiu a partir da crise.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo