Parem de dizer que o SXSW é diverso
"O SXSW é uma festa de gente rica (e branca)", assim começou o painel do Douglas Rushkoff sobre o fim do mindset bilionário no SXSW
"O SXSW é uma festa de gente rica (e branca)", assim começou o painel do Douglas Rushkoff sobre o fim do mindset bilionário no SXSW
15 de março de 2023 - 11h11
“O SXSW é uma festa de gente rica (e branca)”, assim começou o painel do Douglas Rushkoff sobre o fim do mindset bilionário no SXSW. No meio do inverno das startups e a falência do Sillicon Valley Bank, maior credor das startups, estamos ouvindo que o SXSW é um evento muito diverso, o que está longe de ser verdade.
A fama de diverso que recebeu não se sustenta ao observar o básico: quando o ingresso para participar de um evento custa US$ 2 mil dólares, evidentemente existe um filtro sobre quem os organizadores querem que façam parte dessa festa. Como encontrar inovação e diversidade, quando as pessoas que têm acesso à discussão sobre futuro e as mudanças no mercado são as mesmas que estão criando tudo que já conhecemos e vamos conhecer?Não é diverso quando em encontros com lideranças, é desproporcional a quantidade de mulheres que têm ocupado esses cargos. E já não é diverso considerando que são pessoas brancas. A identificação de evento realizado para a bolha é reforçada quando olhamos ao redor e buscamos a presença de pessoas pretas — no palco ou na plateia.
Nesta edição, a delegação brasileira é a maior presente no evento, o que sinaliza sobre o nosso interesse em participar de novas discussões e aplicar novas soluções para realidade que conhecemos. Mas só isso não definiria como uma festa diversa e proporcional. Considerando a participação de brasileiros, o saldo final é a sensação de déjà vu: um recorte das discussões que são avançadas no Brasil sobre carreira, mercado, diversidade, o futuro da tecnologia, foi apresentado em inglês e apresentado para o público, sem nenhuma tradução — com ressalva para cerca de 10 palestras que tiveram tradução simultânea em português e espanhol realizada por um novo patrocinador master. O público em questão faz parte de uma bolha não diversa, vale lembrar. E ok, o assunto pode ser novidade mesmo, mas para quem?
E onde falta inclusão, sobra cansaço. É exaustivo para pessoas pretas serem as únicas a questionar ideias entre pessoas que têm o pacto de se proteger. Não é possível aprofundar e analisar os temas discutidos em tempo real quando você é a única pessoa na mesa atenta a pontos que precisam ser questionados.
Porque não importa em qual lugar do mundo você esteja. Seja no berço do que consideram inovação, ou no país considerado o centro do desenvolvimento do mundo: serão sempre pessoas negras a questionar.
O SXSW é um espaço em que as mesmas pessoas sempre estão presentes, compartilhando ideias com a segurança de que esses questionamentos não virão — pelo menos, os que virão não serão sobre incômodos que afetam pessoas com realidades comuns.
Por outro lado, se entendermos que diversidade não é o número de pessoas e delegações de um determinado espaço e sim a paridade em falas e relevância na presença, faltou acesso para que existisse presença. Na mesma linha de discussões que já estão presentes na realidade brasileira e que tínhamos como expectativa para um evento com alcance internacional — que prometeu diversidade e inclusão no período de divulgação —, nenhuma palestra contou com a presença de tradutores de sinais.
Sem diversidade, não existe como construir discussões profundas. Quem acompanhou do Brasil, obviamente teve a sensação de acompanhar mais do mesmo. Daqui do SXSW 2023, as pessoas que vieram do Brasil tiveram certeza que, com o devido financiamento, não precisam sair do próprio país para propor discussões e construir soluções relevantes.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo