Por que Spcine e Bossa.etc patrocinam formatos do SXSW?
Empresas patrocinam o jantar Filmmakers in Competition e o formato de vídeo Daily Highlights para gerar awareness e fomentar negócios
Empresas patrocinam o jantar Filmmakers in Competition e o formato de vídeo Daily Highlights para gerar awareness e fomentar negócios
Thaís Monteiro
10 de março de 2024 - 11h36
Em 2024, o Brasil segue como a maior delegação estrangeira no South by Southwest. O número de brasileiros ultrapassou a marca de 1.600, atingida em 2019 e 2023. É o maior número de brasileiros na história do SXSW. A presença de empresas brasileiras em formatos do festival também aumenta. Pelo segundo ano seguinte, o Itaú é patrocinador do festival. Porém, além dele, outras tantas empresas brasileiras se vinculam ao SXSW de outras formas, seja sediando eventos, patrocinando conteúdos ou apresentando painéis. O intuito delas é liderar conversas e fomentar negócios.
Este ano, Natura, Porto Seguro, PwC Brasil, Embraer, Unico e Hospital Albert Einstein apresentam painéis na programação. SP Cine patrocina o jantar dos Filmmakers In Competition e Bossa.etc patrocina o Daily Video Highlights, boletim diário do SXSW que resume, em vídeo, os destaques do dia. Desses, a maioria já esteve vinculada ao festival e, diante de resultados positivos, repetem a dose. Embraer, Hospital Albert Einstein, Embraer e Spcine estiveram no evento em 2023. Natura apresentou um painel em 2018.
A Spcine patrocina o jantar dos Filmmakers In Competition, voltado a diretores, produtores e roteiristas presentes no festival, desde 2022. O patrocínio foi firmado ainda em 2020. Por conta da pandemia, o acordo foi mantido até a volta presencial do evento. A presidente da Spcine, Lyara Oliveira, considera o SXSW estratégico em termos de negócios. Ao sediar esse jantar, a Spcine tem a oportunidade de exibir dados sobre a cidade de São Paulo, espaços e infraestrutura para filmagens na capital paulista, a fim de atrair produções culturais e publicitárias para a cidade.
A empresa também reforça os investimentos de grandes estúdios e plataformas de streaming com produções em São Paulo para “atrair esse público de difícil acesso”, descreve Lyara. Produtoras brasileiras são convidadas a fazer networking com os demais players.
A empresa optou por renovar a parceria por entender que houve resultados nos dois últimos anos. “Dificilmente são resultados imediatos. Eles vão se desdobrando ao longo do ano. Nesse terceiro ano, sabemos que as pessoas já sabem da existência desse jantar. A notícia já correu. Além disso, temos desdobramentos positivos de aderência no nosso programa de cash rebate, de profissionais mais interessados e fazendo perguntas sobre o gravações, pedindo reuniões, entre outros”, lista a presidente.
Adicionalmente a trabalhar a internacionalização da capital, estar no evento favorece outros aspectos importantes para a empresa, como a formação de jovens no audiovisual. Desde 2023, a Spcine leva ao SXSW jovens profissionais da área que não têm condições financeiras de frequentar o festival, proporcionando networking e conteúdo. Por fim, o festival também tem função educativa para a equipe interna se manter antenada às tendências.
A Bossa.etc, que se denomina um laboratório de desenvolvimento de capital humano a partir de experiências imersivas, estudos e conteúdo, é estreante no festival. Fundada em 2020, a empresa viu no SXSW uma oportunidade de apresentar a empresa ao mercado e se posicionar alinhada à produção de cultura e tecnologia e comunicar que tem inovação em seu DNA, assim como o próprio evento.
Ao patrocinar o Daily Video Highlights, a Bossa.etc quer levar e disseminar conteúdos interessantes a quem não pôde estar no festival. “Nós acreditamos na aprendizagem com entretenimento e o SXSW conseguiu ser um hub global de criatividade”, afirma Alessandra Lotufo, COO da Bossa.etc e Chief of Communication and Innovation na House of Brains, grupo ao qual pertence a Bossa.etc.
A empresa planeja demais ações durante o evento e trazer os destaques do que foi discutido no SXSW em um evento posterior no Brasil. “O SXSW tem essa característica primordial e inspiradora de concentrar entretenimento e conteúdo de desenvolvimento humano de alta qualidade em um ambiente extremamente propício para networking. Estamos ansiosos para explorar esse universo e conectar esse conhecimento com nossa produção intelectual”, divide a executiva.
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