10 dicas para maximizar a sua experiência no Web Summit 2022
Como escapar de ciladas e otimizar seu tempo na maior conferência de tecnologia do planeta
10 dicas para maximizar a sua experiência no Web Summit 2022
BuscarComo escapar de ciladas e otimizar seu tempo na maior conferência de tecnologia do planeta
1 de novembro de 2022 - 7h50
Depois de dois anos de lives, reuniões no zoom e encontros virtuais, finalmente damos boas-vindas à volta dos grandes eventos presenciais.
Dos festivais de música às conferências de negócio, chegou a hora do tal “efeito champanhe”: quando a forte demanda reprimida dos últimos anos encontra-se com uma explosão da oferta de eventos.
Se por um lado promotores de eventos celebram recordes de vendas e captação de patrocínios e sold outs antecipados – incluindo aí o Web Summit 2022 na estatística -, por outro, enfrentam desafios igualmente complexos: falta de fornecedores e de mão de obra qualificada, custos elevados (inflação, recessão econômica e escassez de equipamentos) e novos padrões de comportamentos de novas audiências.
Claro, todo esse cenário impacta diretamente na experiência de participantes de eventos.
Pensando nisso, selecionei dez dicas para maximizar a sua – a nossa – experiência na maior conferência de tecnologia do planeta. Acredite: são do tipo “adoraria que alguém tivesse me dito isso antes de ir ao Web Summit pela primeira ou mesmo segunda vez”.
Não deixe para encarar filas durante o festival. São milhares de palestras, estandes e startups expositoras, ou seja… cada minuto conta. Retire seu ingresso no aeroporto de Lisboa. Tem um quiosque do Web Summit funcionando lá desde sábado até as 23:00 (e nos dias de evento até o meio da tarde). Basta levar um documento com foto.
Não cabem mais que 20 mil pessoas no palco Centre, onde acontecem todas as palestras do dia 01/11 (opening night). Acontece que 70 mil pessoas compraram ingressos. E nenhum pavilhão ou outro palco funciona nesse dia. Faça as contas. Muita gente ficará de fora. A organização instala telões do lado de fora, mas lembre-se que é inverno e o local é a céu aberto.
Diante disso, considere três opções no 1º dia de Web Summit: primeira, chegue bastante cedo, preferencialmente de uma duas horas antes dos portões abrirem (e prepare-se para encarar fila, já que os protocolos de segurança são bastante minuciosos). Segunda, pule esse dia, assista ao streaming do conforto do seu hotel, airbnb etc. Terceira, vá direto para o Hub Criativo do Beato, local onde acontece a festa de abertura do Web Summit (Night Summit) e que também estará transmitindo a programação do festival em um telão.
A grande maioria das palestras do Web Summit não passa de 30 minutos. Algumas, no palco GrowthSummit, por exemplo, duram 3, 4 minutos. Ou seja, na média, em uma hora você consegue assistir pelo menos 3 palestras por palco (no Growth, quase vinte!). A dica aqui é procurar aquele palco pra chamar de seu… e ficar lá. Quanto mais você se locomover, mais o FOMO vai te dominar.
Planejar com antecedência onde passar seu tempo todos os dias é o melhor antídoto para não sentir-se com a sensação de tempo perdido. Na dúvida, fique no Centre. É o principal palco do festival e por onde se apresentam grandes palestrantes.
Em complemento à dica anterior, observe no mapa onde fica cada palco. A distância entre o palco 5, onde fica o PandaConf (voltado para CMOS e profissionais de marketing), e o Centre, onde acontecem as principais apresentações do festival, é gigante. Como o tempo de cada palestra também é reduzido… volte a ler a dica 3.
Importante: alguns palcos só funcionam no dia 02/11, outros no dia 03/11 e, por fim, outros somente no dia 04/11. Se MusicNotes (indústria da música) ou Modum (moda) são assuntos de seu interesse, então, repare que eles acontecem, por exemplo, somente na sexta-feira (04/11). Mais uma vez, pesquisar com antecedência é necessário.
Palestras curtas, de 20 minutos, com quatro ou mais pessoas… é o tempo de cada pessoa se apresentar e acabou. Especialmente no Web Summit, onde quase todas as palestras acontecem no tempo de um TED, evite palestras com mais de 2 pessoas (exceção: aquele é “o” seu tema de interesse com “as” pessoas que você admira).
No øclb, somos guias de festivais desde 2017. A reclamação mais comum que escutamos de quem começa a frequentar festivais de inovação é “não vi nada novo”. Quase sempre, quem reclama disso é porque passou a maior parte do festival dentro de salas escutando palestras da sua própria área de atuação.
Fato: dificilmente você vai aprender ou escutar algo revolucionário em sua área em um festival desse tipo. É na conexão de pontos entre assuntos aparentemente desconexos que você vai descobrir, de verdade, algo único e valioso. No mínimo, você nunca mais vai ficar sem assunto na mesa do almoço.
Falando nisso… repare na programação que às 13:00 começa a hora do almoço. Nesse momento, dezenas de milhares de pessoas famintas vão lotar filas e mais filas em frente aos food trucks e opções da praça de alimentação. Dica: coma um pouco antes ou mais tarde. Evite a hora do rush. Aproveite esse momento pra conhecer alguns estandes e marcar reuniões.
A gente aprende muito mais sobre o que viu compartilhando com outras pessoas a própria experiência. Ensinar é a melhor forma de aprender. Por isso, procure conversar sobre o que viu com outras pessoas. Troque dicas e anotações, participe de grupos do WhatsApp.
No øclb, somos curadores da Globo e do Itaú. Produzimos conteúdos para grupos de WhatsApp, para a Plataforma Gente da Globo e também aqui, no Meio & Mensagem. Especialmente se você estiver só, fazer parte de um desses grupos faz toda a diferença em sua experiência.
Voltando ao início desse artigo. Esse é o ano da volta dos grandes eventos presenciais. Depois de dois anos com nossas vidas mediadas por telas, é a hora de abraçar, aglomerar e celebrar em comunhão a alegria de estarmos vivendo simultaneamente uma mesma grande experiência.
Por isso, evite passar o dia inteiro sentado ou sentada olhando para um palco. Circule, conheça pessoas, valorize o olho no olho, o aperto de mãos, o sorriso… Não existe melhor forma de estabelecer uma relação de confiança que os eventos presenciais. Aproveite o momento!
Espero que essas dicas possam contribuir com a sua experiência no Web Summit 2022! Nos vemos em Lisboa 😉
Compartilhe
Veja também
A hora e a vez do propósito
Me chamou bastante atenção o quanto os investidores têm focado em pautas e agendas ESG de modo geral
Vale a pena ir para Portugal?
Meu Pós-Web Summit foi recheado de visitas e encontros importantíssimos para alavancar a ideia de sairmos do PowerPoint e partirmos para a prática.