Assinar
Opinião

Absorvendo conteúdo

NFTs, token para torcedores, Apple em Saúde e mais


6 de novembro de 2022 - 15h04

O segundo dia do Web Summit teve uma fila surpreendentemente mais curta para entrar. Não tenho certeza se isso foi devido a minha chegada mais cedo ou porque as pessoas estavam cuidando das ressacas após uma noite de festa e networking intenso. Não só David Guetta e Armin van Buuren tocaram numa festa para os participantes do evento, mas isso aconteceu ao lado do Night Summit na Pink Street e de diversos eventos paralelos realizados por toda Lisboa.

Sunil Sharma, MD da Techstars Toronto e Co-Anfitrião da Collision, abriu o segundo dia falando da noite intensa que todos na sala tiveram e da manhã repleta de conteúdo. E ele não estava errado em nenhum dos aspectos!

O Centre Stage hospeda as sessões principais, os palestrantes do triple-A e foi onde o fundador Paddy Cosgrave apresentou Olena Zalenska no primeiro dia em seu discurso de lançamento. E foi onde concentrei minha atenção para o segundo dia do Summit, absorvendo todas as sessões que pude.

Vou começar com Susan Li, da Fox Business News, entrevistando Sir Martin Sorrell, CEO da S4 Capital, e Julia Goldin, Global Chief Product & Marketing Officer do The Lego Group.

O título da sessão era “Marketing em 2023”, e eu acho que a intenção era mergulhar profundamente nos canais que podíamos esperar ver o crescimento mais significativo em 2023. Em vez disso, foi uma aula magistral sobre os ventos comerciais macroeconômicos e como eles afetarão os negócios no novo ano e além.

As empresas precisam fazer suas apostas sobre onde acreditam que verão o crescimento mais significativo, que poderia incluir o mercado asiático mais amplo, a América Latina e o Oriente Médio. A Europa está com um cenário difícil!

Há uma clara bifurcação entre o Ocidente e o Oriente, e a China representa tanto uma enorme ameaça quanto uma oportunidade.

Os mercados serão ainda menos indulgentes em 2023, e as marcas pressionarão para o digital em primeiro lugar, mas os canais lineares de publicidade ainda estão aí. Haverá mais foco no desempenho, na mensurabilidade do ROI e uma abordagem de audiência.

O sentimento geral era fazer mais com menos, o que se aplica tanto ao lado da demanda, quanto ao lado da venda.

A seguir, falou Nicole Muniz, CEO e Co-Fundadora da lendária empresa de desenvolvimento NFT Yuga Labs, responsável pelo lançamento do famoso Bored Ape Yacht Club ou BAYC e pela aquisição da Crypto Punks, entre outros laboratórios.

Nicole foi entrevistada pela editora associada da Fast Company, Yasmin Gagné. E como você pode imaginar, a entrevista começou com a pergunta habitual “qual é a diferença entre um JPEG e um NFT?”. Resposta: direitos comerciais, propriedade e provabilidade. No entanto, o que Nicole elabora é fascinante. Os criadores podem construir negócios inteiros de mídia nas costas de um símio, citando o sucesso de Snoop Dogg com Yuga Labs.

Nicole nos contou como o negócio faz dinheiro, que vem de uma porcentagem da taxa quando as pessoas cunham NFTs e as vendem no mercado secundário. Mas, no futuro, eles vão analisar os canais de receita mais tradicionais. Há também o Otheride, que é um ambiente de jogo metaverso onde os avatares serão capazes de interagir uns com os outros. Ele também terá um loop de jogabilidade e será o anfitrião de eventos.

Havia um tema comum em toda a entrevista, esta ideia de trazer a diversão e a irreverência da web1 de volta à vida na web3.

Permanecendo dentro do tema da Crypto, Marjorie Paillon, apresentadora da France 24, falou com Michael Gronager, Co-fundador & CEO da Chainalysis, uma empresa de análise de moedas cryptocurrency e cibersegurança.

Michael contou que, em 2022, 3 bilhões de dólares da Cryptocurrency foram roubados por hackers, e que existem dois tipos de perpetradores do crime: hackers lobos solitários e Estados-nação.

Os hackers Estados-nação, como a Coréia do Norte, têm uma equipe chamada Lazerus Group, que são incrivelmente eficazes. Tanto que a Coréia do Norte gera 10% de seu PIB a partir do Crypto-hacking, representando mais de 2 bilhões de dólares por ano.

Michael continua explicando que o hacking como processo tem dois elementos principais. O primeiro é o hacking e o segundo é a lavagem. Os hackers podem se “sentar” na moeda cryptocurrency roubada por um longo tempo até que a tecnologia esteja disponível para escapar de qualquer bandeira vermelha.

Mas, a moeda criptográfica pode permitir liquidez onde ela é mais necessária, o que, como você pode imaginar, beneficia lugares como a Ucrânia. Michael seguiu dizendo que a cadeia está desbloqueando a liquidez que de outra forma estaria escondida ou bloqueada.

Na sessão final sobre cryptocurrency, Laurie Segall, Fundadora & CEO da Dot Dot Dot Media, falou com a lenda do futebol Alessandro Del Piero e Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz & Socios.com.

A sessão concentrou-se na face mutável do fandom e como o Socios.com está ajudando a preencher a lacuna entre os fãs e seu time de esportes favorito.

Alexandre Dreyfus trouxe que 99% dos torcedores não estão na arena quando seu time favorito está jogando. Eles não estão sequer no mesmo país. Então, como você pode conectar os torcedores aos seus times favoritos e transformá-los de torcedores passivos em participantes ativos do clube?

Essa é a ideia por trás do fan token, um modelo de associação com um mecanismo comunitário que permite aos torcedores ter participação no futuro do clube. O token é pura utilidade dos fãs conectados ao clube e está a salvo das flutuações de preços no mercado de criptografia mais amplo.

Em seguida, a Apple deu uma palestra importante sobre seu investimento em Healthtech, que indiretamente representa uma grande oportunidade para as marcas. Quem apresentou a visão da Apple foi Sumbul Desai, VP de Saúde da Apple. E, devo ser honesto, esta conversa em particular foi muito comovente para mim.

Sumbul é uma médica que ficou frustrada por ajudar apenas um número limitado de pacientes. Assim, ao ingressar na Apple, Sumbul foi impulsionada pelo desejo de democratizar a saúde, capacitando as pessoas a conhecer e compreender seu estado de saúde.

Sumbul descreveu algumas das novas características no último lançamento do relógio Apple, que inclui um ECG que pode detectar e informar seu portador de padrões irregulares de batimentos cardíacos. Um recurso de detecção de colisões, monitoração de menstruação e programas noturnos que podem enviar um pequeno sinal quando detectam que você está tendo um pesadelo.

A Apple acredita em um ecossistema de saúde holístico onde você não deve precisar de um diploma de medicina para entender sua saúde e estar capacitado.

Publicidade

Compartilhe