Sempre é tempo de recomeçar
Em tempos de recessão global, os investimentos ficam mais limitados, investidores mais atentos e exigentes em onde colocar seus recursos
Em tempos de recessão global, os investimentos ficam mais limitados, investidores mais atentos e exigentes em onde colocar seus recursos
3 de novembro de 2022 - 16h04
No Web Summit 2022, conseguimos ver a olhos nus a capacidade do ser humano em criar soluções tecnológicas. Passeando pelos corredores dos pavilhões onde acontecem as feiras, aqui em Lisboa, podemos ver soluções para demandas que eu nem imaginava que existia. Inteligência artificial sendo usada aos montes, robôs com capacidade de organizar e executar milhares de tarefas, Web3 indo além da nossa imaginação e assim por diante.
Mas o que tem se destacado este ano em algumas conversas é a forma como estamos nos conectando e olhando para novos e reais problemas que afetam a humanidade. A presença de duas mulheres acalorou esta conversa nos primeiros dias de festival. A primeira-dama da Ucrânia e a rainha da Jordânia deram duros recados aos presentes. Ambas fizeram um chamado ao público para que todos usem suas influências, inteligência e conhecimento tecnológico para o bem e para evolução, não devastação ou exclusão.
Em outra trilha, também pudemos entender o peso da tecnologia sobre uma marca. A Shein evidenciou seu DNA tech, um processo redondo com o consumidor dissecado ao centro, estoque zero, cadeias de produção afinadas e uma operação reloginho. Evidentemente se mostrou um negócio rentável e muito grande, com números superlativos de produtos vendidos, países atendidos e consumidores transacionando. O que não vimos foi um propósito real para tudo isso, uma aspiração ou visão mais ampla de marca. Ficou apenas a evidência da inteligência artificial ditando desde o corte de uma roupa até o corte de preços em uma promoção.
Se os últimos anos foram de constantes evoluções e quebra de patamares tecnológicos, parece que agora passamos a uma fase de entendimento e maturação do que vai fazer sentido e ser mais aplicável as necessidades da humanidade.
Em tempos de recessão global, os investimentos ficam mais limitados, investidores mais atentos e exigentes em onde colocar seus recursos. O tão desejado crescimento escalável das startups e empresas precisa vir acompanhado de rentabilidade, impacto positivo e sustentabilidade, tanto do negócio como do meio ambiente.
Tempos interessantes estes que estamos vivendo.
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