Opinião

Um dia intenso ao limite

O Web Summit é o lugar que concentra o que está por aí a acontecer e o que ainda está por vir, jogando luz sobre o futuro imediato


4 de novembro de 2022 - 8h07

Foi um dia com todos os ingredientes necessários para se marcar na agenda como um dos melhores do Web Summit. Para quem nunca esteve no evento, são vários palcos espalhados por diversos ambientes com conferências acontecendo simultaneamente. É preciso estar atento à agenda existente no fantástico app oficial e rezar para perder pouco, porque muitas vezes duas das escolhidas estão acontecendo ao mesmo tempo.

E ontem, quinta-feira, penúltimo dia da cimeira, não foi diferente. O Web Summit é o lugar que concentra o que está por aí a acontecer e o que ainda está por vir, jogando luz sobre o futuro imediato. Não se fala de passado, o olhar é lá para a frente. Mas sem se esquecer que para chegar lá é preciso atuar já, criar já, mudar agora criando soluções. Seja para questões tecnológicas ou para a ocupação equilibrada das cidades, como ontem abordou o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (equivalente ao prefeito no Brasil), que disse: “É preciso ter AirBnb? Sim! Mas é preciso ter casas e proteger quem vive na cidade”. Em Lisboa, o valor dos aluguéis disparou a um nível impossível para os residentes locais. “Ao investirmos em inovação, temos de investir na proteção das pessoas. A inovação é o caminho para tal.”

Isso se deu por conta da corrida para a cidade que se tornou um dos berços das startups na Europa – em Portugal existem nove startups que já se tornaram unicórnios. Como dizemos por aqui: “toda gente quer estar ao pé disto”. Quem estava sentado ao seu lado no palco principal do evento era Nathan Blecharczyk, CEO e um dos fundadores do AirBnb, que disse terem criado um sistema específico de recolhimento de impostos junto às prefeituras e com isso terem arrecadado seis bilhões de dólares em impostos no mundo. “Entre os beneficiários estão Lisboa e Porto, claro”. Moedas afirmou que a partir de 1º de janeiro será criado um plano de saúde para maiores de 65 anos. “É o que nós políticos devemos fazer, olhar pelas pessoas.”

Esse olhar social está sempre acompanhado da campanha que faz para divulgar a recém-inaugurada Fábrica de Unicórnios, um projeto que pretende consolidar Lisboa como a cidade referência para atrair esse tipo de investimento.

Foi nesse dia que Alex Collmer, CEO e co-fundador da VidMob teve palco para apresentar onde está a fronteira do conhecimento digital, no universo das campanhas de marketing. E, também para dizer que não, a Inteligência Artificial não está aí para disputar emprego com ninguém. Ela veio para empoderar o profissional, fortalecendo ainda mais seus skills. Mas alerta: “se você estiver disputando uma vaga de emprego com alguém que entende mais de dados do que você, você vai perder a vaga.” E é disso que se trata, o profissional de marketing que tiver maior conhecimento nesta área, estará no comando das operações.

Hoje será o último dia desta edição, vamos esgotá-lo pra sair daqui com toda essa energia e conteúdo que continuaremos a compartilhar com você.

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