Hoje somos vários perfis e diversas gerações
Como conectar tudo isso em busca dos objetivos comuns de uma empresa?
Hoje somos vários perfis e diversas gerações
BuscarComo conectar tudo isso em busca dos objetivos comuns de uma empresa?
14 de novembro de 2024 - 15h13
No mundo empresarial em constante evolução, mulheres empreendedoras enfrentam o desafio de liderar equipes compostas por diferentes gerações e perfis. Quando bem gerida, essa diversidade pode se transformar em um motor poderoso de inovação e sucesso.
Para conectar líderes de diferentes gerações, é necessário reconhecer e valorizar as diferenças de perspectiva, além das experiências que cada um traz. Baby boomers, geração X, millennials e geração Z têm visões distintas sobre o significado de trabalho e sucesso. Por isso, precisamos promover um ambiente onde todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas.
E os meios são variados: palestras, dinâmicas, eventos imersivos e treinamentos para compartilhar experiências, dando oportunidade para que os líderes possam apresentar suas trajetórias e aprendizados. Isso enriquece a cultura organizacional e promove a empatia entre as gerações.
A comunicação, que é a base de uma colaboração corporativa eficaz, deve ser adaptada aos diferentes estilos e compatível com cada geração, desde reuniões presenciais até plataformas digitais. Ou seja, identificar o que funciona melhor para a equipe e desenvolver canais que facilitem a troca de informações são essenciais.
Para isso acontecer, a troca mútua e constante sob diferentes olhares é uma prática valiosa que deve ser encorajada, promovendo a chamada mentoria reversa, onde gestores de diferentes gerações podem aprender uns com os outros.
Enquanto os líderes mais jovens oferecem insights sobre tecnologia e novas tendências, os mais experientes compartilham valiosas lições de vida e carreira. Dessa forma, alinhar valores e objetivos comuns é vital para que diferentes gerações trabalhem em harmonia.
Uma dica que posso dar e que funciona para mim é a de formar grupos de inovação com líderes de diferentes gerações para trabalhar em projetos importantes. Essa prática possibilita a fusão de ideias tradicionais e inovadoras. Ao compreender, valorizar e integrar diferentes perspectivas, é possível criar um ambiente de trabalho colaborativo, confortável e dinâmico, capaz de alcançar os objetivos comuns da empresa.
Mulheres empreendedoras que conseguem realizar esta integração não apenas conduzem suas empresas ao sucesso, mas também constroem um legado de liderança inclusiva e visionária.
Compartilhe
Veja também
Sabrina Wagon: “No audiovisual, o Brasil tem tudo para ser uma Coreia”
CEO da Elo Studios fala sobre sua jornada profissional, avalia o cenário do setor no País e aponta tendências
Por que 2024 foi ano de avanços para mulheres em startups?
Empreendedoras fazem uma retrospectiva sobre o setor e refletem sobre o cenário das profissionais do ecossistema de inovação