Homenageadas

Women to Watch 2025: homenageadas destacam construção coletiva

Sete homenageadas compartilharam suas visões sobre os desafios e as potências da liderança feminina

i 20 de agosto de 2025 - 18h19

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 20, a cerimônia de homenagem do Women to Watch 2025. Alessandra Souza, Carol Boccia, Fabiana Manfredi, Gilvana Viana, Jana Borges, Juliana Roschel e Valeria Soska subiram ao palco e destacaram a importância da construção coletiva, da irmandade feminina e das redes de apoio como pilares de sustentação e motivação para suas carreiras.

Women to Watch 2025

Fabiana Manfredi, Gilvana Viana, Jana Borges, Carol Boccia, Alessandra Souza, Valeria Soska e Juliana Roschel na cerimônia de homenagem do Women to Watch 2025 (Crédito: Eduardo Lopes/ Imagem Paulista)

Juntas, elas destacaram como a homenagem – e a liderança – não são um ponto final, mas a oportunidade de criar espaço e segurança para outras mulheres em um futuro mais equitativo. Em 2025, o Women to Watch chegou a sua 12ª edição.

De 2023 até 2025 já foram homenageadas 86 mulheres, com históricos profissionais que passam por agências de publicidade, anunciantes, veículos de comunicação, produtoras, plataformas de conteúdo e por iniciativas que têm, justamente, a função de fomentar um mercado mais inclusivo e igualitário. Confira, abaixo, os discursos das homenageadas da 12ª edição:

Alessandra Souza

CMO da Stellantis na América do Sul, Alessandra Souza abriu os discursos das homenageadas ressaltando a importância da coragem e da irmandade. “Coragem para construir pontes, coragem para pavimentar estradas, coragem para brigar, coragem para lutar, coragem para ser e muita irmandade. Falamos muito agora sobre as relações, as conexões sociais. Certamente, eu não estaria aqui – tremendo de nervoso e de felicidade – se não fosse toda a irmandade e todo o carinho que me acolheu ao longo da minha trajetória, de pessoas que realmente me apoiaram e me sustentaram ao longo de todo esse processo”.

Carol Boccia

Carol Boccia, copresidente da BETC Havas, por sua vez, fez um apelo por mais união no mercado publicitário e meio de sobrevivência para o setor.  “Quando sabemos que estamos juntas, isso faz a diferença. Esse prêmio é um convite. O desafio é muito grande e precisamos nos unir. O nosso mercado, o mercado publicitário, é um mercado que sempre foi pouco unido. Agora, nós não temos opção. Nós, as mulheres na presidência, no comando das agências, precisamos dar a mão, nos juntar, porque o desafio é enorme”.

Fabiana Manfredi

Fabiana Manfredi, que lidera a Impulso, operação de retail media da RD Saúde, destacou a importância de apoiar o protagonismo das mulheres e ser rede de apoio. “Quem é mulher sabe que ainda enfrentamos obstáculos na hora de ocupar os espaços de liderança. Sentimos isso ainda todos os dias. Por isso, estarmos próximas umas das outras, olhando para outras, tantas que já passaram aqui e que seguem sendo as nossas referências é tão importante. Reforça que apostar no nosso protagonismo, propósito e desejo é realmente o fator de sucesso”.

Gilvana Viana

Para Gilvana Viana, cofundadora da MugShot, Punks S/A e Casablack, a liderança de uma mulher preta não pode ser uma exceção. “Eu nunca quis ser uma mulher única, uma preta única em nenhum espaço, como esse, tão importante e relevante para o meu trade, para a minha história, para o meu trabalho, para a minha trajetória. Quando viramos exceção, somos colocadas como um modelo inalcançável, um token, um símbolo. A nossa presença – das mulheres negras – precisa abrir caminho para que outras venham. Nosso lugar não é um ponto isolado. Precisa ser parte de uma mudança real e coletiva”.

Jana Borges

Diretora sênior de marketing da Netflix, Jana Borges recordou a importância da figura de sua mãe na sua trajetória e o papel central de fazer com que meninas e mulheres se sintam seguras e capazes. “Outro efeito colateral desse desejo materno foi ter crescido com uma mãe que sempre acreditou que não havia limites para mim, que tudo que eu quisesse era possível. Esse tipo de autoconfiança, infelizmente, é raro entre as mulheres. Somos criadas para achar que sempre falta algo em nós, que sempre tem alguém melhor, que talvez essa coisa muito boa e muito grande não seja para mim. E eu digo com certeza para vocês: ter convicção é arrebatador”.

Juliana Roschel

Juliana Roschel, que ocupa a posição de VP de marketing e growth do Nubank, defendeu a importância de trazer aliados para a jornada de equidade feminina, como uma pauta de toda a sociedade. “Teve um elemento que é o mais importante para mim, pelo menos, que é como a ternura, o afeto, a escuta ativa, que são qualidades que dizemos como femininas e delicadas. Esses são superpoderes que temos para trazer as pessoas para perto, para caminhar juntos e para poder construir algo melhor e transformador para todo mundo”.

Valeria Soska

Finalizando a lista de homenageadas, a diretora comercial da Globo, Valeria Soska refletiu sobre a experiência de ser mulher no mercado. “Ser mulher nunca foi ser uma só. É ser muitas e, às vezes, todas no mesmo gesto. É saber andar entre contrários, com firmeza e delicadeza, razão e intuição, presença e recuo. É aprender a escutar o que não foi dito. É falar quando o silêncio pesa. É decidir sem certezas, mas com sexto sentido, que não falha. É construir caminhos enquanto se caminha. É ser ponto de apoio e também linha de fuga”.