O próximo desafio do marketing: decifrar a Geração Alpha

Buscar

O próximo desafio do marketing: decifrar a Geração Alpha

Buscar
Publicidade

Marketing

O próximo desafio do marketing: decifrar a Geração Alpha

Levantamento da plataforma Gente, hub de insights da Globosat, aponta as principais características e o desafio de comunicação com aqueles nascidos a partir de 2010


22 de maio de 2018 - 13h00

São estimulados a interagir e gerar mudanças, logo, terão mais independência e adaptabilidade ao novo mundo. Essas são algumas das principais características da Geração Alpha, daqueles nascidos a partir de 2010.

As constatações são do estudo “Prazer, somos a geração Alpha!”, pesquisa inédita publicada na plataforma Gente, hub de insights recém-lançado pela Globosat. O levantamento, em parceria com o Instituto Play,  ouviu 510 crianças entre 6 e 9 anos e seus pais pertencentes às classes A, 20% e B e C, 80%, mapeando as principais características da Geração Alpha e o impacto que ela pode ter nas relações de marketing e consumo.

As crianças desse grupo já vieram ao mundo com as telas e dispositivos digitais posicionadas à sua frente – o mundo digital para elas já é fluido e natural. Em 2010, quando começaram a nascer, o iPad foi introduzido ao mundo, o Instagram foi criado e “app” havia sido eleita a palavra do ano. Apesar dos pontos positivos da tela como fato importante para essa geração, isso também traz riscos como o fácil acesso a conteúdo impróprio.

De acordo com a pesquisa, entre os principais comportamentos da Geração Alpha estão o fato de serem despretensiosos e despreocupados. “Ainda crianças, elas já imprimem atitudes e comportamentos ‘mais característicos da geração’, em razão da grande quantidade de estímulos que recebem. A diferença para essas crianças é que tudo se torna oportunidade para interagir e fazer mudar, existe uma linha muito tênue entre o que é categorizado como realidade ou ´’não realidade’”, diz a pesquisa.

“A Geração Alpha é a primeira nascida inteiramente no século XXI, já chegou totalmente imersa em tecnologia e tem mais acesso às informações. É através do brincar que fazem sua leitura de mundo, recebem muitos estímulos no seu dia a dia, e as tendências já apontam que serão mais independentes e estarão mais aptas para as transformações do mundo, mas para isso precisam ser orientadas para ativar todo o seu potencial”, diz Luciane Neno, gerente de marketing e plataformas digitais da Unidade Infantil da Globosat formada pelo Gloob e Gloobinho.

Veja alguns recortes da pesquisa específicos por gênero:

Menina poderosa
As meninas ampliam seu repertório: não é que elas deixam de gostar de princesas, mas o mundo já não é visto somente em cor de rosa. Diante dessas mudanças, elas se identificam com as características dos personagens que antes pertenciam apenas ao território dos meninos e passam a se interessar por temas e estilos tradicionalmente masculinos.

Menino versátil
Cresce a quantidade de pais que participam das funções da casa e da criação dos filhos. Essa nova referência de paternidade também está mudando o comportamento dos meninos.

Plataforma de dados e insights

Gente é uma plataforma lançada nos dias 19 e 20 de maio durante o Festival Path, em São Paulo, com o objetivo de reunir a curadoria de dados sobre o comportamento do consumidor brasileiro por meio dos insights produzidos entre os canais da Globosat. De acordo com Manuel Falcão, diretor de marketing da Globosat, não é uma iniciativa voltada ao mercado publicitário, mas a todos que queiram ter acesso a insights sobre temas diversos.

“Nos percebemos o quanto de informações e dados que geramos internamente vem nos ajudando a tomar decisões e isso nos fez olhar para uma forma de compartilhar esse conhecimento. A abertura de dados é fundamental para qualquer empresa da nova economia”, diz Manuel Falcão. Além do estudo sobre a Geração Alpha, a plataforma também possui levantamentos sobre torcedores do Brasil, consumo de conteúdo adulto e consumo de filmes e séries.

*Crédito da imagem ao topo FreeStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas