As 100 maiores marcas brasileiras nas redes sociais

Buscar

As 100 maiores marcas brasileiras nas redes sociais

Buscar
Publicidade

Marketing

As 100 maiores marcas brasileiras nas redes sociais

Meio & Mensagem publica com exclusividade o relatório desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faap em parceria com a Socialbakers


17 de abril de 2015 - 1h10

A limpeza nos perfis fakes ou inativos realizada pelo Facebook nos últimos meses provocou queda no número de fãs nas páginas das marcas. É o que aponta o #MS360FAAP, relatório desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NIMD) da instituição, em parceria com a Socialbakers.

Referente ao primeiro trimestre de 2015, o estudo analisou os cem maiores anunciantes brasileiros nas redes sociais. Em todos os segmentos analisados a média de crescimento caiu de forma significativa, mas foi no setor de “Bens de Consumo” que a retração foi maior. Nessa categoria, os números mostram queda de 172 curtidores por página, em média.

No levantamento anterior, relativo aos últimos três meses de 2014, o crescimento médio de seguidores desse setor havia sido de 1.372.539 usuários.
Segundo Eric Messa, professor da Faap e coordenador Geral do NIMD, a medida tomada pelo Facebook tem seu lado positivo, pois pode impulsionar a performance e o engajamento das fanpages. Além disso, é capaz de revelar empresas que utilizaram recursos ilícitos para inflar o número de curtidas em suas páginas.

Tempo de resposta ao consumidor

Em categorias como o “E-Commerce”, o tempo médio de resposta às interações do consumidor melhorou consideravelmente. Caiu de 21 horas e 10 minutos entre outubro e dezembro do ano passado, para 8 horas e 53 minutos no primeiro trimestre de 2015. Apesar de ainda ser um período longo, demonstra o esforço de lojas online em melhorar o atendimento aos clientes.

Outras plataformas

No Twitter, o cenário é mais positivo do que na rede de Mark Zuckerberg. O número de seguidores das Top 100 marcas saltou de 14,105 para 16,839.

Mas é o Instagram que vem conquistando cada vez mais internautas brasileiros. A média de seguidores dos perfis das marcas na rede social encerrou 2014 em 35,039 e abriu 2015 atingindo a marca de 60,757 usuários. Vale destacar o fato curioso de que 96% das fotos postadas não usa filtro nenhum.

O botão “Gostei”, do YouTube, ganhou mais adeptos nesse começo de ano. Durante o período, os vídeos receberam uma média de 61 marcações positivas, contra 48 no período anterior.

O infográfico com os dados completos do relatório está disponível no link

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira