Menos burocracia, mais franquias

Buscar
Publicidade

Marketing

Menos burocracia, mais franquias

McDonald?s planeja reduzir inchaço estrutural para retomar crescimento da operação


4 de maio de 2015 - 3h54

(*) Por Maureen Morrison, do Advertising Age

O McDonald’s apresentou nesta segunda-feira, 4, os detalhes iniciais do seu plano de recuperação para reverter o atual declínio nas vendas. Essa é a primeira grande ação de Steve Easterbrook como CEO, posto que assumiu em março.

Por enquanto, o plano de recuperação está focado na estrutura global e nas metas de refranchising (venda de lojas próprias para franqueados), esforços que buscam simplificar a companhia e reduzir a burocracia. Easterbrook reconheceu em um comunicado em vídeo nesta manhã que a atual estrutura da empresa dificultou a adaptação às grandes mudanças dos consumidores.

“Temos três prioridades ao olharmos para moldar o futuro do McDonald’s como uma empresa moderna de hambúrguer: impulsionar o crescimento operacional, retomar a emoção da marca e destravar o valor financeiro”, disse o CEO em comunicado.

“A prioridade imediata para os negócios e restaurar o crescimento através de uma nova organização estrutural desenhada para prover mais atenção ao consumidor, melhorar nossos fundamentos operacionais e reforçar o compromisso de tocar grandes restaurantes. Enquanto recuperamos os negócios, procuramos criar mais entusiasmo em torno da marca”, complementou.

Nova estrutura
O primeiro grande passo, segundo a companhia, é implementar a nova estrutura organizacional que será dividida em quatro segmentos: Estados Unidos, que é o maior; Principais Mercados Internacionais, que são definidos como mercados estabelecidos como Alemanha, Austrália, Canadá, França e Reino Unido; Mercados de Alto Crescimento, que têm maior potencial de expansão da rede e de franquias, como China, Coréia do Sul, Espanha, Holanda Itália, Polônia, Rússia e Suíça; e Mercados de Fundação, os demais mercados do sistema McDonald’s que têm potencial de operar num amplo modelo de franquias. A nova estrutura começa em 1º de julho.

“Nossa nova estrutura será conduzida por uma equipe simplificada com menos camadas e burocracia, e nossos mercados serão melhores organizados em torno dos seus motores de crescimento, de suas necessidades de recursos e da sua contribuição para a rentabilidade da companhia”, pontua Easterbrook.

“A nova estrutura do McDonald’s vai alinhar mercados similares que poderão aproveitar melhor seus insights coletivos, energia e experiência para entregar um menu forte e um serviço melhor para os consumidores”, complementou.

Junto com a mudança estrutural acontecerá um remanejamento do time de liderança sênior. Mike Andres, apontado como presidente da operação dos Estados Unidos em 2014, continuará no cargo. Doug Goare, atual presidente do McDonald’s na Europa, se tornará presidente do segmento de Principais Mercados Internacionais. Dave Hoffmann, presidente do McDonald’s na região da Ásia-Pacífico, Oriente e Médio e África, cuidará do segmento de Mercados de Alto Crescimento. Já Ian Borden, atual chief financial officer da área Ásia-Pacífico, Oriente e Médio e África, se tornará presidente de Mercados de Fundação.

O McDonald’s também anunciou que revisou a meta de refranchising. O objetivo agora é passar para as mãos de franquias 3.500 restaurantes até 2018, um movimento que irá aumentar o percentual de franquias no total de lojas da rede de 81% para 90%. O plano anterior era entregar 1.500 unidades até 2016.

Tradução: Fernando Murad

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras