Volkswagen admite fraude e vê ações despencarem

Buscar

Volkswagen admite fraude e vê ações despencarem

Buscar
Publicidade

Marketing

Volkswagen admite fraude e vê ações despencarem

Montadora alemã pode pagar US$ 18 bilhões por instalar peças que mentiam sobre resultados de controle ambiental


22 de setembro de 2015 - 2h59

A montadora alemã Volkswagen admitiu nesta terça-feira, 22, que um dispositivo para fraudar os resultados dos controles de dados de emissões de poluentes foi instalado em 11 milhões de veículos ao redor do mundo, em diversos modelos. As ações da empresa caíram mais de 20% na bolsa de Frankfurt e a empresa já anunciou a reserva de 6,5 bilhões de euros para lidar com as consequências do escândalo que foi revelado na semana passada nos Estados Unidos. A meta de lucro da empresa também foi revista.

A empresa afirmou que o montante reservado ainda pode sofrer alterações com a continuidade das investigações por parte do governo norte-americano, que acusa a montadora de alterar os dados a fim de atender à regulamentação do país. As penalidades impostas pelos Estados Unidos podem chegar a um total de US$ 18 bilhões.

Na última segunda-feira, 21, a montadora suspendeu a venda nos Estados Unidos de seus modelos a diesel de quatro cilindros da VW e Audi, após admitir que falsificou dados sobre a emissão de poluentes. Os modelos suspensos representavam 23% das vendas da empresa no país.

Em um evento em Nova York, o executivo-chefe Michael Horn assumiu que a empresa foi desonesta com todos. "Fomos desonestos com as autoridades de meio ambiente americanas, com as autoridades da Califórnia e, o pior de tudo, com os nossos clientes. Em bom alemão: nós fizemos besteira."

No Brasil, a Volkswagen, que é atendida pela AlmappBBDO, ainda não tem informações sobre os danos que a fraude da congênere americana pode causar à marca.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    No Brasil, percentual já é de 70% do orçamento e companhia explora suas vertentes com cautela e pensamento estratégico, segundo Aude Gandon, chief marketing and digital officer global

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia